Repositório Digital

A- A A+

Implementação de um módulo de consultas geográficas para o BorbRS®2

.

Implementação de um módulo de consultas geográficas para o BorbRS®2

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Implementação de um módulo de consultas geográficas para o BorbRS®2
Outro título Implementation of a geographic query module for BorbRS®2
Autor Santos, Rodrigo Otávio Silva
Orientador Galante, Renata de Matos
Co-orientador Romanowski, Helena Piccoli
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Banco : Dados geograficos
Processamento : Imagem
[en] Biodiversity information system
[en] Geographic queries
[en] Information visualization
Resumo Este trabalho especifica e implementa um módulo de consultas geográficas para um sistema de informação de biodiversidade, intitulado BorbRS®2. O BorbRS®2 foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta para análise de padrões de abundância para as borboletas do RS, sobretudo, em unidades de conservação. O sistema armazena, em um banco de dados, informações biológicas, ecológicas e meteorológicas obtidas através de observações realizadas por pesquisadores do projeto “As Borboletas do RS”, do laboratório de Insetos do Departamento de Zoologia da UFRGS. O objetivo do módulo de consultas proposto neste trabalho é melhorar a usabilidade da interface de pesquisas do sistema, tornar esta interface mais poderosa e adicionar visualização por mapa no resultado das consultas executadas. O módulo de consultas é dividido em duas partes. A primeira parte consiste em possibilitar, em uma consulta à base de dados, a filtragem por região através do desenho de um polígono sobre o mapa. A segunda parte trata da visualização sobre um mapa dos resultados de uma consulta. Ao final, é realizado um experimento com usuários cujo objetivo é avaliar a usabilidade na execução de consultas e medir o tempo necessário para execução destas consultas.
Abstract This work specifies and implements a geographic query module for a biodiversity information system, entitled BorbRS®2. The BorbRS®2 was developed with the aim of providing a tool for abundance pattern analysis of butterflies from RS, particularly in protected areas. The system stores in a database, biological, ecological and meteorological information obtained from observations made by researchers from the project "The Butterflies of the RS" from the Insects Laboratory, Department of Zoology UFRGS. The aim of the query module proposed in this work is to improve the query system interface's usability, make this interface more powerful and add visualization on map of the results of executed queries. The query module is divided into two parts. The first part is to enable, in a query to the database, a region filter by drawing a polygon on the map. The second part deals with displaying query results on a map. At the end is made an experiment with users whose objective is to evaluate the usability to perform queries and measure the time required for execution of these queries.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36886
Arquivos Descrição Formato
000819166.pdf (2.708Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.