Repositório Digital

A- A A+

Sem pouso e sem rumo : mendigos e sem-teto em Porto Alegre nas décadas de 1930 e 1940

.

Sem pouso e sem rumo : mendigos e sem-teto em Porto Alegre nas décadas de 1930 e 1940

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sem pouso e sem rumo : mendigos e sem-teto em Porto Alegre nas décadas de 1930 e 1940
Autor Predebon, Krishna Chiminazzo
Orientador Mauch, Cláudia
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Assunto Assistencialismo
Assistência social
Pobreza
Sem-teto
Resumo Em 1931, duas instituições eram inauguradas em Porto Alegre para o atendimento de uma pobreza que perambulava pelas ruas da cidade: a Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados, vagamente destinada a “amparar mendigos e necessitados”, e o Abrigo Noturno Dias da Cruz, com o propósito específico de oferecer acolhimento àqueles que, do contrário, “dormiriam nas dependências dos postos policiais, em prédios abandonados, debaixo dos trapiches ou ao relento”. A sua criação quase simultânea indica que a presença desses indivíduos foi um problema posto para a cidade nesse momento, para o qual cada uma propôs a sua própria resposta, organizando ações em relação ao seu objeto, intimamente associadas às representações que construíram sobre ele. As formas que esses esforços assumiram, os argumentos que os justificaram, a aceitação ou refutação que encontraram junto ao poder, por um lado; a sensibilização que foram capazes de produzir na sociedade em que estavam inseridos, por outro; são elementos que implicam a existência de códigos partilhados por esse grande conjunto. Que códigos são esses, de onde se enunciam e que práticas orientam são as respostas buscadas, sobretudo, nas elaborações presentes nos relatórios das duas instituições.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36935
Arquivos Descrição Formato
000819345.pdf (1.810Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.