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Para além do picadeiro -- o Circo Universal e o uso dos espaços urbanos pela arte circense em Porto Alegre no século XIX

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Para além do picadeiro -- o Circo Universal e o uso dos espaços urbanos pela arte circense em Porto Alegre no século XIX

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Título Para além do picadeiro -- o Circo Universal e o uso dos espaços urbanos pela arte circense em Porto Alegre no século XIX
Autor Rocho, Lara Bianchi
Orientador Mauch, Cláudia
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Arte circense
Circo Universal.
Espaço urbano
[en] Circus
[en] Universal circus
[en] Urban
Resumo Este estudo tem como objeto de pesquisa o uso dos espaços urbanos pela arte circense na cidade de Porto Alegre (RS), no século XIX. Sua análise concentra-se no contexto de elaboração e implementação dos projetos que tinham como objetivo organizar os espaços urbanos e o convívio social. Por meio do caso do Circo Universal, problematiza-se o uso de espaços, tais como ruas, praças e parques pelo circo e por artistas ambulantes, bem como o papel da criação de espaços de lazer e diversão num contexto em que os mesmos se apresentavam escassos. A análise do caso ainda ressalta a especificidade da estrutura física do pavilhão fixo construído e financiado por Albano Pereira, diretor do Circo Universal, assim como a relação estabelecida entre este e a Câmara Municipal, no período durante o qual esteve o circo em funcionamento numa das principais praças do centro da cidade, a Praça Conde d’Eu, atual Praça XV.
Abstract This study aims to research the use of urban spaces by the circus in the city of Porto Alegre (RS), in the nineteenth century. The analysis focuses on the context of the drafting and implementation of projects that aimed to organize the urban spaces and social life. Through the case of Universal Circus, discusses the use of urban spaces such as streets, squares and parks for the circus and street artists and the role of the creation of leisure and fun spaces in a context in which they are presented scarce. The analysis of the case emphasizes the specificity of the physical structure of the fixed pavilion builted and financed by Albano Pereira, director of Universal Circus, as well as the relations between him and the city administration in the period that the circus was in operation in one of the main squares of Porto Alegre, Praça Conde d’Eu, current Praça XV.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36936
Arquivos Descrição Formato
000819351.pdf (462.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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