Repositório Digital

A- A A+

Ecos do subterrâneo : estudo antropológico do cotidiano e memória da comunidade de mineiros de carvão de Minas do Leão (RS)

.

Ecos do subterrâneo : estudo antropológico do cotidiano e memória da comunidade de mineiros de carvão de Minas do Leão (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ecos do subterrâneo : estudo antropológico do cotidiano e memória da comunidade de mineiros de carvão de Minas do Leão (RS)
Autor Cioccari, Marta Regina
Orientador Eckert, Cornelia
Data 2004
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Assunto Antropologia social
Mineiros de carvão : Minas do Leão (RS)
Resumo Este trabalho consiste em um estudo etnográfico do cotidiano e da memória da comunidade de mineiros de carvão de Minas do Leão (RS). Por meio de suas representações, procuro desvendar a forma como se constitui sua identidade social, baseada no valor-trabalho, na sociabilidade, na afirmação da masculinidade, e no sentimento de heroísmo decorrente dos perigos enfrentados na mina subterrânea, desativada em 2002. Evidencio, nas narrativas, como o riso e as brincadeiras, estratégias usadas para afugentar o medo do acidente e da morte no subsolo, imprimiram sua marca na vida da comunidade.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3694
Arquivos Descrição Formato
000403117.pdf (7.946Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.