Repositório Digital

A- A A+

Patrimônio e memória nas práticas de educação patrimonial do Arquivo Histórico Moysés Vellinho de Porto Alegre/RS (1997 A 2005)

.

Patrimônio e memória nas práticas de educação patrimonial do Arquivo Histórico Moysés Vellinho de Porto Alegre/RS (1997 A 2005)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Patrimônio e memória nas práticas de educação patrimonial do Arquivo Histórico Moysés Vellinho de Porto Alegre/RS (1997 A 2005)
Autor Prévidi, Giovanni Biazzetto da Silva
Orientador Kerber, Alessander Mario
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho.
Educação patrimonial
Ensino de história
Memória
[en] Citizenship
[en] Heritage
[en] Historical archive
[en] Memory
[en] Teaching of history
Resumo Este trabalho investiga através das ações de Educação Patrimonial do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Vellinho – projeto Papel Antigo e Papel Velho e projeto Vivo Toque – os usos dos conceitos de memória e patrimônio nas ações de Educação Patrimonial, e de que forma estes usos podem contribuir com o Ensino de História. Através da análise dos projetos, busca-se compreender como acontece a relação entre os bens patrimoniais e o uso dos conceitos memória e patrimônio; a forma como estes conceitos são abordados; as intenções, e de que forma estes contribuem no processo formativo dos educandos que participam das ações de Educação Patrimonial.
Abstract This work investigates through the actions of the Heritage Education in Historical Archive of Porto Alegre Moisés Vellinho – project Old Paper and Aged Paper and Project Living Touch – the uses of the concepts of memory and heritage in the actions of Heritage Education and how these uses can contribute to the Teaching of History. Through the analysis of projects, it seeks to understand how happens the relationship between the assets and the use of memory and heritage concepts, how these concepts are covered, with what intentions, how they contribute in the formation process of students who participate in the actions of Heritage Education.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36952
Arquivos Descrição Formato
000819261.pdf (324.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.