Repositório Digital

A- A A+

O caminho da liberdade é a própria liberdade : a Revista Liberal e suas estratégias educacionais em Porto Alegre (1921-1923)

.

O caminho da liberdade é a própria liberdade : a Revista Liberal e suas estratégias educacionais em Porto Alegre (1921-1923)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O caminho da liberdade é a própria liberdade : a Revista Liberal e suas estratégias educacionais em Porto Alegre (1921-1923)
Autor Marcal, Daiane de Souza
Orientador Schmidt, Benito Bisso
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Anarquismo
Educação
Imprensa
Movimento operário
Resumo Esta pesquisa trata de uma experiência de educação libertária no seio movimento operário do Rio Grande do Sul durante a Primeira República. Traçamos a atuação da Revista Liberal (enquanto veículo formativo), periódico anarquista que teve como principal objetivo promover a educação entre o operariado. Expusemos, então, as estratégias utilizadas pelos editores da Revista para sustentar as práticas libertárias no campo educacional. Assim como, de que forma se entendeu essas estratégias como táticas de luta em uma conjuntura delicada e especialmente adversa a atuação anarquista neste país.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36981
Arquivos Descrição Formato
000818961.pdf (1.397Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.