Repositório Digital

A- A A+

Entre rejeitados e separados : o movimento estudantil no Correio do Povo : uma análise do discurso sobre os “problemas estudantis” no Rio Grande do Sul (1968 -1969)

.

Entre rejeitados e separados : o movimento estudantil no Correio do Povo : uma análise do discurso sobre os “problemas estudantis” no Rio Grande do Sul (1968 -1969)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entre rejeitados e separados : o movimento estudantil no Correio do Povo : uma análise do discurso sobre os “problemas estudantis” no Rio Grande do Sul (1968 -1969)
Autor Prietto, Bernard Goulart
Orientador Almeida, Cybele Crossetti de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Análise do discurso
Correio do Povo.
Ditadura militar
Movimento estudantil
Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar como e que significados foram atribuídos, pelo jornal Correio do Povo, aos movimentos estudantis que participaram do debate sobre os “problemas estudantis” entre os anos de 1968 e 1969. Dessa forma, o trabalho também procura entender como se dá a ação dos meios de comunicação na sociedade e qual foi o papel do Correio do Povo na conjuntura da época. Ao se desenvolver uma análise do discurso, partindo dos conceitos de teóricos como Foucault, percebeu-se que o discurso jornalístico do jornal produz sentidos e significações que interditam e controlam o discurso produzido pelos movimentos estudantis. Percorrendo diversos acontecimentos que marcaram o ano de 1968, é possível perceber o desenvolver de procedimentos que, em menor ou maior grau, excluem ou controlam o poder de discurso dos movimentos estudantis ao lhes atribuir diferentes sentidos. Nesta lógica, concluiu-se que, alinhado aos interesses do governo militar, o jornal Correio do Povo, deslegitima os movimentos estudantis através dos sentidos atribuídos pelo posicionamento político, e pelo caráter de juventude dos estudantes, interditando o discurso de uns e controlando o de outros.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/36996
Arquivos Descrição Formato
000818543.pdf (1.830Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.