Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRiesgo, Rudimar dos Santospt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Auro dept_BR
dc.date.accessioned2012-01-28T01:19:45Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36999pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta estudos sobre avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com Autismo e outros Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) Com base em pesquisas teóricas, busca identificar aspectos da neuropsicologia e do Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento. Faz também uma correlação entre os seus constructos teóricos espelhando as produções teóricas e práticas associadas. Observa-se que a neuropsicologia se caracteriza por sua interdisciplinaridade, seu objeto de estudo está focado na relação entre as manifestações comportamentais e suas correlações com o sistema nervoso. Além da compreensão das manifestações comportamentais resultante de traumas crânio-encefálicos ou doenças degenerativas, se detém a compreender as questões do desenvolvimento cerebral ao longo da vida da pessoa. Já os TID se caracterizam por serem diagnósticos bastantes complexos que resultam em prejuízos multifatoriais, se evidenciam por déficits qualitativos na interação social e na comunicação, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. O TID e a Neuropsicologia são áreas com relações bastante estreitas, ao mesmo tempo muito distantes. Assim se mostra em decorrência da escassa produção teórica e a parcos achados científicos correlacionando o dois enfoques. A análise independente de cada área já sugere estas conclusões, o que fica bem claro quando ambas são associadas. Os instrumentos de Avaliação Neuropsicológica disponíveis e validados cientificamente que atendam as especificidades dos TID se apresentam como uma das principais dificuldades para de investigação e descobertas científicas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents studies on the neuropsychological evaluation of children and adolescents with Autism and other Pervasive Developmental Disorders (PDD). Based on theoretical research, seeks to identify aspects of neuropsychology and other Autism and Developmental Disorders. It also makes a correlation between their theoretical constructs reflecting the academic research and associated practices. Observe that neuropsychology is characterized by its interdisciplinary nature, its object of study is focused on the relationship between behavioral manifestations and their correlation with the nervous system. In addition to understanding the behavioral manifestations resulting from brain trauma or degenerative diseases, it has to understand the issues of brain development throughout one's life. As for the PDD are characterized by being quite complex diagnoses that result in losses multifactorial, as manifested by qualitative deficits in social interaction and communication, repetitive patterns of behavior and stereotyped and restricted repertoire of interests and activities. The PDD and Neuropsychology are areas with very close relations, while far away. So if a result shows the scarce and meager theoretical research findings correlating the two approaches. The independent analysis of each area have suggested these findings, showing that when both are combined. Neuropsychological assessment instruments available and scientifically validated to meet the specificities of the PDD is present as a major difficulty for research and scientific discoveries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutismen
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectPervasive developmental disorderen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectNeuropsychological assessmenten
dc.subjectPsychological disordersen
dc.subjectTranstornos globais do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTestsen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.titleAvaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com autismo e outros transtornos invasivos do desenvolvimentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000788262pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples