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Análise das premissivas teóricas de Feuerstein e as propriedades de seu programa - PEI - como proposta de reabilitação e intervenção neuropsicológica nas dificuldades de aprendizagem

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Análise das premissivas teóricas de Feuerstein e as propriedades de seu programa - PEI - como proposta de reabilitação e intervenção neuropsicológica nas dificuldades de aprendizagem

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Título Análise das premissivas teóricas de Feuerstein e as propriedades de seu programa - PEI - como proposta de reabilitação e intervenção neuropsicológica nas dificuldades de aprendizagem
Autor Rigon, Daniela Garcia
Orientador Reppold, Caroline Tozzi
Data 2010
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Cognição
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção
Neuropsicologia
Reabilitação
Resumo Os programas de reabilitação se tecem através de diversas teorias e métodos provenientes de diferentes vertentes filosóficas, sociais e científicas. Um programa de reabilitação neuropsicológica propõe habilitar o indivíduo acometido de alguma lesão cerebral ou não que apresenta dificuldades de aprendizagem, cognitivas ou comportamentais. Assim propõe-se esta analise como possibilidade de uma prática/técnica neuropsicológica que auxilie na evolução dos indivíduos, utilizando materiais livres de conteúdos específicos, que trabalham o indivíduo e as suas dificuldades de maneira global. Em específico, este trabalho visa a refletir sobre o programa de intervenção do Prof. Reuven Feuerstein com a proposta de educação cognitiva-EAM-Experiência da Aprendizagem Mediada e o PEI- Programa de Enriquecimento Instrumental, que podem compor um plano de reabilitação com pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem adquiridas ou não. Serão apresentados os instrumentos e seus objetivos, que buscam promover a excelência cognitiva através da metacognição. Neste programa, o indivíduo é exposto a exigências gradativas de aquisição de conceitos e desempenho cognitivo, nas quais o foco principal é a conscientização do processo pelo qual se desenvolveu o raciocínio de resolução dos problemas. Podem ser aplicados em crianças a partir de nove anos, adultos e longevos, mesmo apresentando dificuldades motoras, pois o que está sendo desenvolvido são as capacidades mentais do sujeito. De acordo com o apresentado nesse trabalho, pode-se concluir que o programa PEI é uma estratégia inovadora e eficaz de tratamento de questões neuropsicológicas avaliadas em programas e testagens específicos de memória, linguagem, atenção e funções executivas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/37001
Arquivos Descrição Formato
000788260.pdf (202.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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