Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBöck, Vivien Rosept_BR
dc.contributor.authorSó, Sheila Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2012-01-28T01:20:01Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37003pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva apresentar propostas de intervenção sobre a violência escolar e de como o bullying ocorre neste contexto. Para isso, apresenta uma análise sobre a violência escolar, em seguida aborda o fenômeno bullying como um conflito global e crescente na sociedade, discorrendo também sobre as formas de manifestação, suas causas, conseqüências e dados estatísticos da prevalência do fenômeno no Brasil. Apresentam-se ainda, a caracterização das vítimas e dos agressores, bem como os papéis da escola e da família, estudados por alguns autores para envolver os dois sistemas. Por fim, sugerem-se propostas de intervenção para esse comportamento agressivo que pode vir a afetar a auto-estima e a saúde emocional dos adolescentes para uma vida escolar e social mais saudável, a partir de dinâmicas sistematizadas pelo Serviço de Orientação Educacional a alunos da 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental, bem como também para pais e professores deste público-alvo em foco.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleBullying nas escolas : uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000787333pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples