Repositório Digital

A- A A+

A história em campo : as representações do passado nos esportes norte-americanos

.

A história em campo : as representações do passado nos esportes norte-americanos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A história em campo : as representações do passado nos esportes norte-americanos
Autor Klein, Rafael Belló
Orientador Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Assunto Basquetebol
Beisebol
Futebol americano
História dos Estados Unidos
Resumo O esporte é um importante campo de manifestação e reprodução das relações humanas e, como tal, acaba por deixar entrever na sua prática diversos elementos intrínsecos aos indivíduos que o praticam e à sua sociedade. Além disso, o estudo da história da formação, da introdução e da popularização de certas práticas esportivas pode suscitar reflexões acerca de características mais específicas e profundas do desenvolvimento histórico de determinada sociedade. Nesse sentido, este esforço de pesquisa tem como enfoque a análise de manifestações esportivas da sociedade estadunidense, trabalhando com elementos dos três esportes mais populares daquele país, a saber, o futebol americano, o baseball e o basquete. Tendo em vista as peculiaridades do desenvolvimento e consolidação institucional da prática desses esportes naquela sociedade, o objetivo central aqui é tentar perceber de que formas determinadas visões do passado histórico norte-americano são apropriadas e ressignificadas, na construção de toda uma simbologia relacionada a determinado clube, na intenção, por exemplo, de estabelecer uma relação de maior identificação com o público de determinada localidade. Assim, percebe-se a princípio a referência a elementos de dois grandes temas históricos, na busca por esta identificação com o passado: a história da expansão para o Oeste e a questão da Independência das treze colônias. Ao mesmo tempo, porém de forma mais pontual, também se pode perceber a vinculação com temáticas relacionadas ao desenvolvimento histórico, econômico e cultural em um plano mais regional, local.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37059
Arquivos Descrição Formato
000819762.pdf (1.430Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.