Repositório Digital

A- A A+

Como o tradicionalismo gaúcho ensina sobre masculinidade

.

Como o tradicionalismo gaúcho ensina sobre masculinidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como o tradicionalismo gaúcho ensina sobre masculinidade
Autor Antunes, Luis Orestes Pacheco
Orientador Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Centro de Tradições Gaúchas.
Cultura
Estudos culturais
Gaúcho
Gênero
História da educação
Identidade masculina
Lessa, Luiz Carlos Barbosa, 1929-2002, O sentido e o valor do tradicionalismo gaúcho
Masculinidade
Movimento tradicionalista
Porto Alegre (RS)
Representação
Rio Grande do Sul
Saraiva, Glaucus, Carta de princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho
Saraiva, Glaucus, Manual do tradicionalista
Tradicionalismo
Resumo Nesta dissertação, discuto e analiso alguns dos modos pelos quais o Tradicionalismo Gaúcho “ensina” sobre masculinidade. O estudo desenvolvido fundamenta-se nos campos dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, especificamente naquelas vertentes que têm proposto uma aproximação crítica com a perspectiva pós-estruturalista. Utilizando a abordagem da análise cultural examinei três documentos que têm sido considerados como sendo “textos fundadores” do Movimento Tradicionalista Gaúcho, quais sejam: a tese “O Sentido e o Valor do Tradicionalismo Gaúcho”, de autoria de Luiz Carlos Barbosa Lessa, a “Carta de Princípios do Tradicionalismo Gaúcho” e o “Manual do Tradicionalista”, ambos de autoria de Glaucus Saraiva. As análises desenvolvidas permitem argumentar que este movimento, desde a criação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG), em 1948, em Porto Alegre, investiu na “preservação” de uma tradição gaúcha interiorana e rural e esta preservação deveria se processar dentro ou em torno dos CTG’s; neste processo foram sendo produzidas representações de gaúcho as quais atravessam e instituem o que chamei, aqui, de “pedagogia tradicionalista” com a qual se buscava - e ainda se busca – ensinar, especialmente aos meninos, modos adequados de sentir, comportar-se e viver como um “gaúcho de verdade”.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/3707
Arquivos Descrição Formato
000391493.pdf (504.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.