Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorKlunck, Andréia Maria Bibiana Ramãopt_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:44Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37105pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o resultado de um projeto de investigação das habilidades necessárias para a resolução de problemas matemáticos e das vantagens advindas do conhecimento da linguagem matemática, tendo em vista a capacitação do aluno para a interpretação e entendimento de enunciados e textos matemáticos. São abordadas algumas formas dos professores estimularem o tratamento das informações e auxiliarem nas dificuldades de interpretação. Para a escolha do tema, pressupõe-se que os alunos, em geral, não conseguem solucionar problemas considerados simples. A identificação das “ferramentas matemáticas”, utilizadas na resolução de problemas, sendo esses entendidos como questões desafiadoras, esbarra nas dificuldades de entendimento da própria linguagem matemática existente nos enunciados, principalmente nas que se referem à compreensão do que é solicitado, à verificação do conteúdo abordado, à simbologia utilizada e à identificação dos dados informados. Assim, neste trabalho apresentam-se os resultados de um projeto desenvolvido para amenizar essas dificuldades e definir elementos básicos no processo de interpretação de um problema matemático. Destes resultados destaca-se a avaliação dos erros cometidos pelos alunos durante as resoluções de problemas, a partir do pressuposto de que esses erros funcionam como meio de constatação do que ainda não tinha sido compreendido de maneira significativa. Os processos de ensino e de aprendizagem da matemática podem ser facilitados com o uso de exercícios, leituras e problemas em sala de aula, mas é fundamental que o ensino da matemática tenha eficácia quanto aos seus objetivos, ao entendimento das linguagens que utiliza e ao entendimento dos seus conteúdos com significado.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of a research project of which are the skills needed to solve mathematical problems and which are the advantages stemming from the knowledge of mathematical language in order to train the student for interpretation and understanding of mathematical statements and texts. It covers some of the ways teachers stimulate the information's processing and assist in the interpretation's difficulties . For the choice of this topic, it is assumed that students in general can‟t solve simple problems considered. The identification of "mathematical tools", used in solving problems, and these are seen as challenging issues, faces the difficulties in understanding of it's own mathematical language existing in the statements, mainly in relation to the understanding of what is requested, verification of the contents approached, the symbols used and the identification of data reported. Thus, this paper presents the results of a project designed in order to alleviate these difficulties and to define the basic elements in the process of mathematical problems' interpretation. From these results highlight the assessment of the mistakes made by students during the problem solving the assumption that these mistakes work as a means of ascertaining what had not been understood significantly. The mathematical teaching and learning process can be facilitated with the use of exercises, readings and problems in the classroom, but it is essential that the teaching and learning of mathematics be effective as its objective proposal, the understanding of the languages that use and understanding their content with meaning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblemsen
dc.subjectTratamento da informação : Matemáticapt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectProblemas matemáticospt_BR
dc.subjectSkillsen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectSimbologyen
dc.subjectInformation processingen
dc.titleInterpretação de problemas : a importância da alfabetização matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819639pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples