Repositório Digital

A- A A+

O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática

.

O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
Autor Pedroso, Carla Maciel Ramos
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Informática na educação
Matemática : Ensino : Aprendizagem
[en] Constructionism
[en] Didactic contract
[en] Information technology on education
[en] Mathematics teaching-learning
Resumo Este trabalho tem como objetivo principal analisar o uso do computador como auxílio ao ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o primeiro semestre de 2009, no Projeto Amora, desenvolvido com alunos da 5ª e 6ª séries do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS), e durante o primeiro semestre de 2010, com alunos da 6ª serie da Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). Analisamos os dados coletados durante as duas práticas com o objetivo de concluir se as atividades trabalhadas em cada prática contribuem para a aprendizagem de Matemática fazendo uso do computador. Além disso, procuramos saber o que os alunos acham a respeito de aulas de Matemática com o auxílio do computador.
Abstract The main purpose of this paper is to study the use of IT (Information Technology) as a support for the teaching-learning process in Mathematics classes of Fundamental School. The data was gathered during the first semester of 2009, on the Projeto Amora, with students of the 5th and 6th grades of Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp - UFRGS), and during the first semester of 2010, with students of the 6th grade of Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). We have studied the gathered data of both periods, verifying if the activities developed in each period had contributed to the learning process of Mathematics through the use of IT. As a secondary goal, we sought to know the students opinions concerning Mathematics classes with the support of IT.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37110
Arquivos Descrição Formato
000819655.pdf (5.818Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.