Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Carla Maciel Ramospt_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:46Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37110pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal analisar o uso do computador como auxílio ao ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o primeiro semestre de 2009, no Projeto Amora, desenvolvido com alunos da 5ª e 6ª séries do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS), e durante o primeiro semestre de 2010, com alunos da 6ª serie da Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). Analisamos os dados coletados durante as duas práticas com o objetivo de concluir se as atividades trabalhadas em cada prática contribuem para a aprendizagem de Matemática fazendo uso do computador. Além disso, procuramos saber o que os alunos acham a respeito de aulas de Matemática com o auxílio do computador.pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose of this paper is to study the use of IT (Information Technology) as a support for the teaching-learning process in Mathematics classes of Fundamental School. The data was gathered during the first semester of 2009, on the Projeto Amora, with students of the 5th and 6th grades of Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp - UFRGS), and during the first semester of 2010, with students of the 6th grade of Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). We have studied the gathered data of both periods, verifying if the activities developed in each period had contributed to the learning process of Mathematics through the use of IT. As a secondary goal, we sought to know the students opinions concerning Mathematics classes with the support of IT.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation technology on educationen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics teaching-learningen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectConstructionismen
dc.subjectDidactic contracten
dc.titleO uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819655pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples