Repositório Digital

A- A A+

Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental

.

Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental
Autor Stock, Brunna Sordi
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Matemática : Ensino : Aprendizagem
Matemática : Ensino fundamental
Teoria dos campos conceituais
[en] Conceptual fields
[en] Didactic contract
[en] Elementary school
[en] Learning
[en] Mathematics
Resumo Neste trabalho faço uma análise das relações entre significado e significante nas questões de matemática resolvidas por aluno da 5ª série/6° ano do Ensino Fundamental. Utilizando o conceito de contrato didático de Guy Brousseau, ressalto a interpretação do enunciado e do resultado final como dificuldades para os alunos na resolução de questões, trazendo, também, a escrita do professor como um aspecto determinante para o entendimento da questão. Ainda, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, abordo os esquemas utilizados pelos alunos para a resolução, finalizando com a importância do professor entender o raciocínio do aluno e apresentar diferentes situações, valorizando a experiência do aluno no processo de aprendizagem de Matemática.
Abstract In this work I analyze the relationship between signifier and signified in math questions solved by students of the 5th grade/6th year of elementary school. Using the didactic contract theory by Guy Brousseau, I bounce the interpretation of the exercise text as a difficulty for students to resolve exercises, bringing also the writing made by the teacher as a crucial aspect to understand the exercise. Furthermore, from the perspective of the Conceptual Fields Theory by Gérard Vergnaud, I aboard the schemes used by students to resolve exercises, ending with the importance of the teacher understand the student reasoning and present different situations, remembering the importance of the student's experience to learning Mathematics.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37111
Arquivos Descrição Formato
000819660.pdf (1.208Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.