Repositório Digital

A- A A+

Teorema de Thales : uma proposta de ensino

.

Teorema de Thales : uma proposta de ensino

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Teorema de Thales : uma proposta de ensino
Autor Soares, Helio Pires
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino de matematica
História da matemática
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Teorema de Thales
[en] History of mathematics
[en] Interdisciplinary
[en] Teaching mathematics
[en] Theorem of thales
Resumo A presente pesquisa focaliza o ensino-aprendizagem do Teorema de Thales por meio de uma abordagem que visa enfatizar, inicialmente, o caráter necessário e suficiente do Teorema, para chegar, posteriormente, às relações de proporcionalidade descritas no mesmo. O estudo histórico e epistemológico levou, num segundo momento, a uma análise mais apurada do objeto matemático em questão. Após examinar como os livros didáticos lidam com uma parte da transposição didática do Teorema, fez-se o confronto dessas abordagens com as propostas curriculares, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A segunda fase do trabalho trata da elaboração e aplicação de uma sequência didática, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. A referida sequência compõe-se de duas partes: a primeira voltada para a abordagem do Teorema, tendo como recurso didático a História da Matemática, e a segunda para a aplicação do mesmo em situações problemas. Visando fazer um estudo sobre as relações entre o ensino interdisciplinar, mais especificamente, tratar o ensino de Matemática integrado ao ensino de Física.
Abstract This research focuses on teaching and learning of Thales Theorem through an approach that aims to emphasize, first, the character of the necessary and sufficient theorem to arrive later, the relationship of proportionality described therein. The historical and epistemological study led, subsequently, amore detailed analysis of the mathematical object in question.After examining how the textbooks deal with a part of the didactic transposition of the theorem, it was the clash of these approaches with the proposed curriculum, especially the National Curriculum Parameters (PCNs). The second phase of the work deals with the development and implementation of an instructional sequence, and target publichigh school students. Such a sequence consists of two parts: thefirst focused on the approach of Theorem, and as a teachinghistory of mathematics, and the second for the application inproblem situations. In order to do a study on the relationship between interdisciplinary teaching, specifically dealing withteaching integrated mathematics to physics teaching.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37113
Arquivos Descrição Formato
000819666.pdf (1.195Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.