Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorSoares, Helio Pirespt_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:46Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37113pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa focaliza o ensino-aprendizagem do Teorema de Thales por meio de uma abordagem que visa enfatizar, inicialmente, o caráter necessário e suficiente do Teorema, para chegar, posteriormente, às relações de proporcionalidade descritas no mesmo. O estudo histórico e epistemológico levou, num segundo momento, a uma análise mais apurada do objeto matemático em questão. Após examinar como os livros didáticos lidam com uma parte da transposição didática do Teorema, fez-se o confronto dessas abordagens com as propostas curriculares, especialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A segunda fase do trabalho trata da elaboração e aplicação de uma sequência didática, tendo como público-alvo alunos do Ensino Médio. A referida sequência compõe-se de duas partes: a primeira voltada para a abordagem do Teorema, tendo como recurso didático a História da Matemática, e a segunda para a aplicação do mesmo em situações problemas. Visando fazer um estudo sobre as relações entre o ensino interdisciplinar, mais especificamente, tratar o ensino de Matemática integrado ao ensino de Física.pt_BR
dc.description.abstractThis research focuses on teaching and learning of Thales Theorem through an approach that aims to emphasize, first, the character of the necessary and sufficient theorem to arrive later, the relationship of proportionality described therein. The historical and epistemological study led, subsequently, amore detailed analysis of the mathematical object in question.After examining how the textbooks deal with a part of the didactic transposition of the theorem, it was the clash of these approaches with the proposed curriculum, especially the National Curriculum Parameters (PCNs). The second phase of the work deals with the development and implementation of an instructional sequence, and target publichigh school students. Such a sequence consists of two parts: thefirst focused on the approach of Theorem, and as a teachinghistory of mathematics, and the second for the application inproblem situations. In order to do a study on the relationship between interdisciplinary teaching, specifically dealing withteaching integrated mathematics to physics teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching mathematicsen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectTheorem of thalesen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeorema de Thalespt_BR
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of mathematicsen
dc.titleTeorema de Thales : uma proposta de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819666pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples