Repositório Digital

A- A A+

Currículo, filosofia e ensino de funções

.

Currículo, filosofia e ensino de funções

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Currículo, filosofia e ensino de funções
Autor Fonseca, Graziela Langone
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino de funcoes
Ensino de matematica
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Parâmetros curriculares nacionais : Ensino médio
[en] Curriculum
[en] Functions’s teaching
[en] National curricular parameters of high schol (NCPHS)
[en] Philosophy
Resumo Como estudante de Licenciatura em Matemática, descobri que não há uma receita para se ensinar. Por isso, minha preocupação, enquanto futura professora, era de como ensinar? Nesse trabalho eu relato uma pesquisa desenvolvida a fim de buscar algumas respostas para minhas dúvidas. Trato das metodologias que os professores têm usado para ensinar funções no Ensino Médio. Ao longo do trabalho, discorro a respeito da influência do Currículo sobre as formas de se ensinar funções, e também sobre como podemos relacionar a filosofia com o estudo de funções. Por fim, apresento diferentes formas de se conceituar e representar funções, ressaltando a ideia de que cada aluno constrói para si um significado singular de função.
Abstract As a student of Graduation in Mathematics, I discovered that does not exist a receipt for teaching. So my concern, as future teacher, was how to teach? In this work I report a research developed in order to seek some answers to my questions. I tract of the methodologies that teachers have used to teach functions in High Scholl. Throughout the work, I talk about the influence of Curriculum on how to teach functions, and also how we can relate philosophy to the study of functions. Finally, I exhibit different ways conceptualizing and representing functions, highlighting the idea that each student builds a unique meaning of function.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37114
Arquivos Descrição Formato
000819668.pdf (716.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.