Repositório Digital

A- A A+

A taxa de variação na compreensão da função afim por estudantes do ensino médio

.

A taxa de variação na compreensão da função afim por estudantes do ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A taxa de variação na compreensão da função afim por estudantes do ensino médio
Autor Fortes, Lizeane Borges
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
Ensino de matematica
Funcoes
[en] Linear function
[en] Mathematics education
[en] Rate of change
[en] Registers of semiotic representations
[en] Teaching of mathematics
Resumo Esse trabalho tem o objetivo de investigar a contribuição da abordagem do conceito de taxa de variação no estudo da função afim no Ensino Médio. Para isso foi implementada, em caráter experimental, a aplicação de uma sequência didática em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Porto Alegre. A elaboração dessa sequência teve como referencial a teoria de Raymond Duval sobre os registros de representações semióticas. Analisando os dados coletados na pesquisa, obtidos através das produções dos estudantes relativas à resolução de quatro atividades propostas, foi possível concluir que o estudo do conceito de taxa de variação contribui para a compreensão da função afim como relação entre duas variáveis.
Abstract This work aims to investigate the contribution of the approach of the rate of change concept in the study of the linear function in High School. In order to do this an instructional sequence was implemented on an experimental basis, in a first year class in a state school in Porto Alegre. The sequence was prepared taking as referential the theory of Raymond Duval on the registers of semiotic representations. Analyzing the data collected in the survey, obtained through the productions of the students on the settlement of four proposed activities, it was concluded that the study of the concept of rate variation contributes to the understanding of the linear function as a relationship between two variables.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37126
Arquivos Descrição Formato
000819835.pdf (1.390Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.