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dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorFortes, Lizeane Borgespt_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:50Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37126pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem o objetivo de investigar a contribuição da abordagem do conceito de taxa de variação no estudo da função afim no Ensino Médio. Para isso foi implementada, em caráter experimental, a aplicação de uma sequência didática em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Porto Alegre. A elaboração dessa sequência teve como referencial a teoria de Raymond Duval sobre os registros de representações semióticas. Analisando os dados coletados na pesquisa, obtidos através das produções dos estudantes relativas à resolução de quatro atividades propostas, foi possível concluir que o estudo do conceito de taxa de variação contribui para a compreensão da função afim como relação entre duas variáveis.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate the contribution of the approach of the rate of change concept in the study of the linear function in High School. In order to do this an instructional sequence was implemented on an experimental basis, in a first year class in a state school in Porto Alegre. The sequence was prepared taking as referential the theory of Raymond Duval on the registers of semiotic representations. Analyzing the data collected in the survey, obtained through the productions of the students on the settlement of four proposed activities, it was concluded that the study of the concept of rate variation contributes to the understanding of the linear function as a relationship between two variables.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRate of changeen
dc.subjectFuncoespt_BR
dc.subjectLinear functionen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectRegisters of semiotic representationsen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching of mathematicsen
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleA taxa de variação na compreensão da função afim por estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819835pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicadapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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