Repositório Digital

A- A A+

Lógica & Ação : uma abordagem para enigmas de raciocínio lógico

.

Lógica & Ação : uma abordagem para enigmas de raciocínio lógico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Lógica & Ação : uma abordagem para enigmas de raciocínio lógico
Autor Collares, Bruno Marques
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e Aplicada. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
Enigmas
Ensino de matematica
Matemática : Ensino médio
Prática pedagógica
[en] Formal thought
[en] High school
[en] Logic puzzles
[en] Mathematical education
[en] Pedagogical practice
Resumo O presente trabalho apresenta uma experimentação de uma proposta de atividade para o Ensino Médio que envolve a resolução de enigmas lógicos. Uma justificativa para a escolha do tema é apresentada tomando a escola e o aluno como personagens principais desta discussão. Buscamos na teoria piagetiana do desenvolvimento uma discussão a respeito do pensamento formal para compreender os raciocínios dos adolescentes. Por fim, a partir do registro das falas e das produções escritas dos alunos, analisamos a resolução dos enigmas por parte dos estudantes que participaram do trabalho.
Abstract This paper presents an experiment of an activity which involves solving logic puzzles planned to be developed with High School students. In the justification of the chosen theme, the school and the student are taken as the main characters of the discussion. We rely on the discussion around formal thinking proposed by the Piagetian theory of development to understand the reasoning of adolescents. Finally, we analyze the processes of solving puzzles by students who participated in the workshops relying on the records of the speeches and written production of those students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37127
Arquivos Descrição Formato
000819839.pdf (2.005Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.