Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorBorghetti, Júlio Cézarpt_BR
dc.date.accessioned2012-02-07T01:19:59Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37157pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, apresenta-se o estudo realizado sobre a resolução de situações-problema contextualizadas conforme o cotidiano dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tais situações-problema suscitavam noções ou conhecimentos de razões, proporções ou regra de três. Para isto, foram apresentados os principais aspectos do processo de escolarização do Brasil que, pela significativa elitização, deixou inúmeras pessoas à margem. Culmina desse processo a criação de movimentos para educação dos jovens e adultos, que antes estavam à margem do sistema. São apresentados ainda os principais aspectos relacionados à resolução de situações-problema, bem como sobre experiências. Ademais, para alcançar o objetivo proposto, foram aplicados problemas teóricos e situações-problema envolvendo razões e proporções, mais especificamente regra de três, com alunos do nível médio da EJA do Colégio de Aplicação (UFRGS). Foi aplicado ainda um questionário, com objetivo de identificar o perfil dos alunos, bem como as principais experiências de vida de cada um. A partir da análise dos dados levantados, conclui-se que as experiências, em geral, parecem influenciar de forma positiva na resolução de situações-problema vivenciadas pelos alunos da EJA.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleInfluências das experiências dos alunos na resolução de situações-problema : uma análise em turmas de EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819948pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples