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Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática

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Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática

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Título Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática
Autor Rosa, Ingrid Erthal Watte da
Orientador Wanderer, Fernanda
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Jogos de linguagem
Matemática
[en] Language games
[en] Só Matemática
[en] Thoughts the second Wittgenstein
Resumo Este trabalho de conclusão é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a linguagem matemática produzida pelo sítio "Só Matemática", usando como referencial teórico o pensamento do segundo Wittgenstein, principalmente as noções de uso, formas de vida e jogos de linguagem. O material de pesquisa examinado consiste em fragmentos do sítio "Só Matemática", em especial, suas seções “Material de apoio” e “Pratique”. A análise mostrou que os jogos de linguagem que constituem o sítio "Só Matemática" são formados por regras que dizem da importância de realizar operações matemáticas usando o método "passo-a-passo”. Além disso, tais jogos reforçam a noção de que precisamos ensinar matemática a partir de “situações do cotidiano”, uma vez que elas despertam o interesse do usuário pela matemática.
Abstract This study aims at analyzing the mathematical language produced by the websítio “Só Matemática”, by using as theorical framework the second Wittgenstein’s thoughts, chiefly his concepts of Use, Forms of Life, Language Games. The research material examined consists of fragments from the websítio “Só Matemática”, especially its sections “Material de apoio” (Supporting material) and “Pratique” (Practice). The analysis has demonstrated that the language games within the websítio “Só Matemática" are formed by rules about the importance of making mathematical operations by using the “step-by-step” method. Moreover, these games reinforce the notion from which we need to teach Mathematics from “everyday situations”, since they draw interest from the user in Mathematics.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37158
Arquivos Descrição Formato
000819951.pdf (2.460Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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