Repositório Digital

A- A A+

A fronteira gaúcha como espaço crítico de defesa da Segurança Nacional : repressão e resistência nas cidades geminadas de Santana do Livramento-Rivera (1964-1968)

.

A fronteira gaúcha como espaço crítico de defesa da Segurança Nacional : repressão e resistência nas cidades geminadas de Santana do Livramento-Rivera (1964-1968)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A fronteira gaúcha como espaço crítico de defesa da Segurança Nacional : repressão e resistência nas cidades geminadas de Santana do Livramento-Rivera (1964-1968)
Autor Assumpção, Marla Barbosa
Orientador Padrós, Enrique Serra
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Ditadura civil-militar
Fronteira
Rio Grande do Sul
Rivera (Uruguai)
Santana do Livramento (RS)
Resumo A presente monografia visa analisar a relação entre as ações repressivas da ditadura civilmilitar brasileira e a resistência a essas na fronteira geminada de Santana do Livramento (BR) e Rivera (UY), que teve papel de destaque nos acontecimentos que se seguiram à deflagração do golpe no Brasil, visto que figurou como a principal rota de saída do país, utilizada por aqueles que, por diferentes razões, se viram compelidos a deixar o território brasileiro. Isso acabou impactando a região e desencadeando a formação de redes locais de solidariedade e resistência. Nesse sentido, a configuração fronteiriça do Rio Grande do Sul, por um lado, atraiu militantes procedentes de diversas regiões e que necessitavam atravessar a linha divisória internacional, e, por outro, despertou a atenção do aparato repressivo. Optou-se, sobretudo, pelo estudo do período compreendido entre o golpe de Estado de 1964 e o emblemático ano de 1968, que, dentre outras questões, marcou a intervenção ocorrida na região por parte do Conselho de Segurança Nacional. Foram considerados, na análise, as mudanças conjunturais, os agentes fronteiriços de ambos os países e o impacto produzido na região, pensada como marco das conexões estabelecidas regional e internacionalmente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37163
Arquivos Descrição Formato
000819478.pdf (1.481Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.