Repositório Digital

A- A A+

Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental

.

Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo de associação entre desempenho escolar e medidas neuropsicológicas em alunos da terceira série do ensino fundamental
Autor Chardosim, Neusa Maria de Oliveira
Orientador Kieling, Christian Costa
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Atenção
Avaliacao neuropsicologica
Criança
Desempenho escolar
Memória
Neuropsicologia
[en] Academic performance
[en] Attention
[en] Neuropsychological assessment
[en] Working memory
Resumo Existem várias funções neuropsicológicas envolvidas no processo de aprendizagem formal. O presente estudo abordou a associação entre medidas de desempenho escolar de alunos da terceira série do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, nas disciplinas de matemática e português, com o desempenho em uma bateria de testes neuropsicológicos selecionados. Foram observadas correlações significativas entre o desempenho escolar em ambas as disciplinas e medidas neuropsicológicas. Esses resultados obtidos evidenciaram a importância de algumas funções envolvidas no processo de aprendizagem formal, tais como atenção e memória operacional ou memória de trabalho (working memory), bem como o tempo de reação em alguns testes. Salienta-se a importância de novos estudos nesta área com o intuito de estabelecer outras correlações significativas dentro deste processo.
Abstract There are several neuropsychological functions involved in the process of formal learning. The present study addressed the association between measures of academic performance of students in third grade in three public schools of Porto Alegre, in the disciplines of Mathematics and Portuguese, and performance on a battery of selected neuropsychological tests. There were significant correlations between school performance in both disciplines and neuropsychological measures. These results showed the importance of certain functions involved in the process of formal learning such as attention and working memory and reaction time in some tests. Further studies in this area are required in order to establish other significant correlations in this process.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/37189
Arquivos Descrição Formato
000788060.pdf (226.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.