Repositório Digital

A- A A+

Atenção em uma tarefa de cancelamento infantil : idade e tipo de escola

.

Atenção em uma tarefa de cancelamento infantil : idade e tipo de escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atenção em uma tarefa de cancelamento infantil : idade e tipo de escola
Autor Busnello, Fernanda de Bastani
Orientador Fonseca, Rochele Paz
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Avaliacao neuropsicologica
Criança
Escolas
Idade
Neuropsicologia
Resumo A carência de instrumentos de avaliação neuropsicológica específicos para a população brasileira, que considerem suas características sociais, culturais e econômicas, acarreta a utilização de testes e tarefas validados em outros países, muitas vezes apenas traduzidos para a língua portuguesa. Embora exista, nos últimos anos, um interesse crescente pelo desenvolvimento de tarefas e testes neuropsicológicos específicos para o contexto brasileiro, ainda observa-se a escassez de instrumentos de avaliação infantil, sobretudo na segunda infância. No âmbito da neuropsicologia do desenvolvimento, diversas pesquisas têm mostrado a relação de variáveis sociodemográficas no desenvolvimento das funções cognitivas. Estudos mais recentes apontam a influência de fatores como idade e escolaridade no desenvolvimento de muitas dessas funções. Por outro lado, a relação do tipo de escola com o desenvolvimento neuropsicológico tem sido pouco explorada nas pesquisas em neuropsicologia. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar se há diferenças quanto ao tipo de escola no processamento atencional na segunda infância, a partir da análise do desempenho no Teste de cancelamento dos Sinos. Participaram da pesquisa 131 crianças saudáveis, de ambos os sexos, distribuídos igualmente quanto à idade (6 a 9 anos), ao ano escolar (1o ano ao 4o ano do Ensino Fundamental em curso) e ao tipo de escola (pública e privada). Os resultados mostraram que, em geral, tanto a idade quanto o tipo de escola exerceram um papel importante no processamento atencional e na velocidade processual em crianças de 6 a 9 anos desta amostra, tendo sido encontrados mais efeitos para a variável idade. A análise qualitativa também evidenciou efeito de idade e tipo de escola nas estratégias utilizadas na busca visual dos estímulos da tarefa, corroborando pesquisas anteriores. Os resultados obtidos nesse estudo indicam que o Teste de Cancelamento dos Sinos infantil, em processo de adaptação, é um instrumento sensível para a investigação de prejuízos atencionais em crianças saudáveis.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/37190
Arquivos Descrição Formato
000788245.pdf (271.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.