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dc.contributor.advisorFonseca, Rochele Pazpt_BR
dc.contributor.authorBusnello, Fernanda de Bastanipt_BR
dc.date.accessioned2012-02-28T01:20:07Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37190pt_BR
dc.description.abstractA carência de instrumentos de avaliação neuropsicológica específicos para a população brasileira, que considerem suas características sociais, culturais e econômicas, acarreta a utilização de testes e tarefas validados em outros países, muitas vezes apenas traduzidos para a língua portuguesa. Embora exista, nos últimos anos, um interesse crescente pelo desenvolvimento de tarefas e testes neuropsicológicos específicos para o contexto brasileiro, ainda observa-se a escassez de instrumentos de avaliação infantil, sobretudo na segunda infância. No âmbito da neuropsicologia do desenvolvimento, diversas pesquisas têm mostrado a relação de variáveis sociodemográficas no desenvolvimento das funções cognitivas. Estudos mais recentes apontam a influência de fatores como idade e escolaridade no desenvolvimento de muitas dessas funções. Por outro lado, a relação do tipo de escola com o desenvolvimento neuropsicológico tem sido pouco explorada nas pesquisas em neuropsicologia. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar se há diferenças quanto ao tipo de escola no processamento atencional na segunda infância, a partir da análise do desempenho no Teste de cancelamento dos Sinos. Participaram da pesquisa 131 crianças saudáveis, de ambos os sexos, distribuídos igualmente quanto à idade (6 a 9 anos), ao ano escolar (1o ano ao 4o ano do Ensino Fundamental em curso) e ao tipo de escola (pública e privada). Os resultados mostraram que, em geral, tanto a idade quanto o tipo de escola exerceram um papel importante no processamento atencional e na velocidade processual em crianças de 6 a 9 anos desta amostra, tendo sido encontrados mais efeitos para a variável idade. A análise qualitativa também evidenciou efeito de idade e tipo de escola nas estratégias utilizadas na busca visual dos estímulos da tarefa, corroborando pesquisas anteriores. Os resultados obtidos nesse estudo indicam que o Teste de Cancelamento dos Sinos infantil, em processo de adaptação, é um instrumento sensível para a investigação de prejuízos atencionais em crianças saudáveis.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectIdadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.titleAtenção em uma tarefa de cancelamento infantil : idade e tipo de escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000788245pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Neuropsicologiapt_BR


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