Repositório Digital

A- A A+

Práticas educativas em saúde : a experiência do grupo educativo para usuários do Centro de Atenção Psicossocial - Álccol e outras Drogas (CAPSAD) de Gravataí/RS

.

Práticas educativas em saúde : a experiência do grupo educativo para usuários do Centro de Atenção Psicossocial - Álccol e outras Drogas (CAPSAD) de Gravataí/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas educativas em saúde : a experiência do grupo educativo para usuários do Centro de Atenção Psicossocial - Álccol e outras Drogas (CAPSAD) de Gravataí/RS
Autor Pfluck, Nátali Carina Dolvitsch
Orientador Carvalho, Fernanda Torres de
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Ênfase em Saúde Comunitária.
Assunto Abuso de drogas
Educação em saúde
Práticas educativas
Promoção da saúde
[en] Drug addiction
[en] Educational practices in health
[en] Empowerment
[en] Health education
[en] Health promotion
Resumo As práticas educativas em saúde são consideradas como recursos de transformação social, desde que implicadas para a participação e controle social promovendo a autonomia e independência dos sujeitos envolvidos no processo. Desta forma, delineou-se esse relato de experiência, que tem como objetivo apresentar o Grupo Educativo do CAPSad do município de Gravataí/RS buscando compreendê-lo como prática educativa para promoção da saúde e empoderamento dos seus envolvidos. O Grupo Educativo é um grupo estruturado, fechado, que visa educação em saúde. É composto por 12 encontros, onde são abordados e estudados temas diferentes de saúde e destina-se aos usuários de substâncias psicoativas em atendimento no CAPSad. O tema é atual, com grande potencial de estudo e conveniente às tendências de produção em saúde no Brasil e no mundo. Pode-se concluir que o Grupo Educativo exerce importante papel como promotor do pensar crítico dos participantes sobre o contexto no qual estão inseridos.
Abstract The health education is considered as resource for social transformation, since it involves the participation and social control, promoting autonomy and independence of persons involved in the process. Thus we developed this experience report, which aimed to present the Educative Group of CAPSad from Gravataí / RS to understand it as an educational practice to promote health and empowerment of its participants. The Educative Group is a structured group, which aims health education. It comprises 12 meetings, where various different health subjects are discussed and studied and is intended for users of psychoactive substances treated in CAPSad. The theme is current, with great potential for study and connected to production trends in health in Brazil and worldwide. It can be concluded that the Educative Group has an important role as promoter of the participants critical thoughts about the context in which they belong.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/37198
Arquivos Descrição Formato
000787230.pdf (442.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.