Repositório Digital

A- A A+

O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização

.

O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel do jogo computacional Veritek na alfabetização
Outro título O papel do jogo educacional Veritek na alfabetização
Autor Godinho, Maisa Basso
Orientador Behar, Patrícia Alejandra
Data 2005
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação.
Assunto Alfabetização
Computador na educação
Informática na educação
Jogos pedagógicos
Veritek (Jogo de computador)
Resumo Este estudo tem por objetivo verificar o papel do jogo Veritek computacional na alfabetização da criança. Esta análise parte do princípio proposto pela teoria construtivista de Piaget, de que a aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada aos mesmos e de que o conhecimento é uma construção humana. A partir desta teoria destaca-se, no meio educacional, a valorização do processo cognitivo na criança durante a aquisição da leitura e escrita. Apoiando-se na teoria de Ferreiro a respeito da alfabetização, detalha-se como ocorre a aprendizagem das crianças nesta fase, enfatizando-se os níveis de alfabetização. Ressalta-se a importância do jogo no desenvolvimento da criança e seu papel para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor da mesma. Destaca-se o jogo como incentivador e motivador do processo de aprendizagem e construtor da inteligência. Com o advento da informática educativa nas escolas, percebe-se a chegada de inúmeros softwares para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Nesta área os jogos são um destaque, bem como os softwares voltados para a área da alfabetização. Destaca-se o papel do jogo informatizado no processo de aquisição da leitura e escrita, sua possibilidade de apresentar conteúdos, conceitos, desenvolver habilidades e divertir ao mesmo tempo. Entretanto há a preocupação com a concepção de alfabetização oferecida pelos softwares disponíveis no mercado. Como elemento de estudo deste trabalho utiliza-se o jogo Veritek em sua forma original e realiza-se a adaptação do jogo para a forma informatizada visando atender crianças em fase de alfabetização. Houve uma investigação realizada com um grupo de crianças de primeira série expostas a utilização do jogo computacional Veritek. Neste contexto foram coletados os dados e analisados os resultados referentes ao papel deste jogo no ambiente de alfabetização.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/37199
Arquivos Descrição Formato
000486997.pdf (1.598Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.