Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Albani dept_BR
dc.contributor.authorCamargo, Renata Machadopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-02T01:20:31Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37316pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia aborda duas propostas consideradas relacionais de Arte em Porto Alegre: A Feira de Arte Contemporânea Desvenda e a Semana Experimental Urbana – SEU, procurando perceber como surgiram, funcionam e quais os artistas que as integram e participam. Na realização da pesquisa, entrevistarem-se os produtores: Camila Mello e Rodrigo Lourenço, artistas (Camila Mello, Fernanda Manéa, Gaby Benedyct e Lílian Santos Gomes) e coletivos destes dois projetos artísticos, como o Coletivos Sala Dobradiça – S.D. -, com o objetivo de ober informações sobre as propostas pesquisadas e averiguar se o discursos dos produtores estão de acordo com as percepções de artistas que as integram. Outra questão importante era saber se as propostas geraram oportunidade e visibilidade para artistas iniciantes. Coletou-se dados em sites, blogs e páginas da Internet, incluindo as de relacionamento, como: Facebook, Na tentativa de integrar conceitos, pesquisou-se bibliografia que auxiliou no embasamento e tratamento do conteúdo das entrevistas, sendo o livro “Estética Relacional”, de Nicolas Bourriaud, a principal referência para desenvolvimento inicial de novo conceito: “proposta relacional”, com base no significado de “interstício social” comentado pelo autor. As duas propostas são diferentes em suas formas de atuarem pelo fado de a Desvenda se configurar inicialmente como feira, adquirindo traços posteriores de exposição, e a SEU como modo de se relacionar com o espaço da cidade de Porto Alegre, com o artista, público e proposta artística.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph approaches two overtures consider relational of Art in Porto Alegre: Contemporary Art Fair Desvenda and Experimental Urban Week – SEU -, looking for to understand: theirs appearance, acting and what artists integrate and participate. In the research, the producers: Camila Mello and Rodrigo Lourenço, the artists (Camila Mello, Fernanda Manéa, Gaby Benedyct and Lílian Santos Gomes) and collectives, such as Hinge Room Collective – S. D. -, these two artistic projects, were interviewed, with the objective for information on proposed and investigated to ascertain whether the producers’ speech are in agreement with the perceptions of artists who integrate. In an attempt to integrate concepts, research was conducted literature that helped in the basement and treatment of the interview content. Others important questions were to know if the two proposals provide opportunity and visibility beginner artists. Data were collected on websites and blogs, including the relationship, such as Facebook. In an attempt to integrate concepts, bibliography research gathered in the basement and helped treat the content of the interviews, the book “Relational Aesthetics” by Nicolas Bourriaud, the main reference for the initial development of new concept: “relational proposal” based the meaning of “social interstice” commented by the author. The two proposals are different in their ways of acting because Desvenda initially set up as a marketplace, acquiring traits after exposure, and SEU as a way of relating to the area of Porto Alegre, with the artist audience and artistic proposal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProposalen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectRelationalen
dc.subjectArten
dc.subjectPorto Alegreen
dc.subjectBeginner artistsen
dc.title"Propostas relacionais” de arte em porto Alegre : Feira de Arte Contemporânea Desvenda e Semana Experimental Urbana – SEUpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000820969pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Habilitação em História, Teoria e Crítica de Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples