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O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obracomposta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940

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O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obracomposta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940

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Título O Cancioneiro gaúcho de Ernani Braga : um estudo histórico analítico de uma obracomposta para o Bicentenário de porto Alegre em 1940
Autor Grovermann, Celina Garcia Delmonaco Tarragó
Orientador Lucas, Maria Elizabeth da Silva
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Análise musical
Braga, Ernani 1913-1984.
Musica : Performance
Musicologia
Resumo Através do estudo de trajetória do compositor Ernani Braga (Rio de Janeiro,1888 - São Paulo, 1948) busquei recriar o contexto de criação do álbum de canções Cancioneiro Gaúcho, uma obra musical encomendada para marcar a data de comemoração do Bicentenário da cidade de Porto Alegre, em 1940. De caráter regionalista, mas de cunho educacional nacionalista e em consonância com o projeto de canto orfeônico implementado por Villa-Lobos, a obra visava satisfazer, do ponto de vista institucional, as exigências de estratégia política da Era Vargas. Na realização da pesquisa cruzei fontes e materiais de arquivos com depoimentos orais objetivando reconstruir a teia de relações que trouxeram o compositor até Porto Alegre e o colocaram na incumbência de compor a obra, preparar e reger grupos corais estudantis durante os festejos oficiais. Através da reconstrução tripartite da memória das performances musicais dos eventos envolvendo o Cancioneiro Gaúcho (elaboração, transmissão e recepção), objetivei delinear a relação compositor-obra como nexo sócio-sônico na construção de representações identitárias em um determinado tempo-espaço.
Abstract Through a bio-study of Brazilian composer Ernani Braga (1888-1948) I sought to recreate the creational context of the song collection entitled Cancioneiro Gaúcho, a musical work commissioned to celebrate the Bicentennial of Porto Alegre, in 1940. Inspired by musico-poetic regional motives, but totally in tune with nationalist-educational policies as well as with the orpheonic singing project implemented by Villa-Lobos, the work was intended to meet the demands of the political strategy of the Vargas Era. In delineating the research process, I have crossed oral and archival documents aiming to reconstruct the web of relationships and circumstances that led the composer to Porto Alegre and placed him in charge of composing, preparing and conducting choral groups during the oficial festivities. Through a tripartite reconstruction of the memory around the musical performances of the Cancioneiro Gaúcho (preparation, transmission and reception) I aimed to analyze the composer-work relationship as a socio-sonic nexus in the construction of identity representations within that social context.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/37373
Arquivos Descrição Formato
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