Repositório Digital

A- A A+

Gestão do conhecimento nas empresas gaúchas líderes em inovação

.

Gestão do conhecimento nas empresas gaúchas líderes em inovação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão do conhecimento nas empresas gaúchas líderes em inovação
Autor Leão, Fabrício Schirmann
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Construção do conhecimento
Gestão do conhecimento
Inovação
[en] Construction of knowledge
[en] Innovation
[en] Knowledge management
[en] Leadership
[en] Rio Grande do Sul
Resumo Trata de um estudo que objetiva pesquisar de que forma as empresas gaúchas, líderes em inovação, fazem a Gestão do Conhecimento (GC). A proposta desse trabalho apresenta-se pelo fato de que a Gestão do Conhecimento é um processo utilizado para a inovação empresarial e ela se baseia no uso de ferramentas específicas e entende-se que a presença do bibliotecário se faz importante para o sucesso do processo de coleta, organização e disseminação deste conhecimento. Trata de um estudo exploratório de cunho qualitativo que permitiu descobrir quais ferramentas, profissionais e formas de estímulos estão envolvidos no processo de criação do conhecimento. Os dados foram coletados através de entrevistas estruturadas e gravadas presencialmente. Conclui-se que aplicação da Gestão do Conhecimento e as ferramentas utilizadas variam conforme o perfil da empresa e que nem todas obedecem um padrão preestabelecido encontrado na literatura. No que se refere às ferramentas, apontam diversas ferramentas colaborativas de Tecnologias da Informação (TI) e os agentes atuantes na GC são de diversas áreas do conhecimento, excluindo o profissional Bibliotecário nesta atividade. Recomenda algumas ações para incentivar a pesquisa nesta área e a fortalecer o papel do Bibliotecário neste processo.
Abstract Is a study that aims to research how the gaucho companies, leaders in innovation, make the Knowledge Management (KM). The purpose of this work is presented by the fact that knowledge management is a process used for business innovation and it is based on the use of specific tools and means that the presence of the librarian is important for the success of the process collection, organization and dissemination of knowledge. This is an exploratory qualitative and quantitative nature of which allowed to discover which tools, and professional forms of stimuli are involved in the process of knowledge creation. Data were collected through structured interviews in person and recorded. It is concluded that application of knowledge management and the tools used vary according to the company profile and that not all follow a predetermined pattern found in the literature. With regard to tools, collaborative tools link various Information Technology (IT) and the agents in the GC are several areas of knowledge, excluding the professional librarian in this activity. Recommended some actions to encourage research in this area and strengthen the role of the librarian in this process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37468
Arquivos Descrição Formato
000819879.pdf (893.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.