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A narração de histórias para surdos em bibiotecas públicas em Porto Alegre

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A narração de histórias para surdos em bibiotecas públicas em Porto Alegre

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Título A narração de histórias para surdos em bibiotecas públicas em Porto Alegre
Autor Fernandes, Amanda Porto
Orientador Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca pública
Hora do conto
Surdos
[en] PublicLibraries
[en] Storytelling to deaf children
Resumo Estudo exploratório que analisa a oferta da atividade de hora do conto para crianças surdas em bibliotecas públicas situadas em Porto Alegre. O referencial teórico discute uma das missões das bibliotecas públicas, que é a de basear seus serviços na igualdade de acesso para todos. Apresenta os surdos através de um breve histórico de suas lutas e conquistas por mais espaço na sociedade. Além disso, apresenta a questão da narração de histórias, com argumentos sobre a importância desta atividade para o desenvolvimento infantil. A entrevista foi utilizada como o instrumento de coleta de dados e foi aplicada às bibliotecárias-chefe das bibliotecas participantes da pesquisa. A análise dos dados constata, dentre outras coisas, que a hora do conto não é oferecida para crianças surdas nas bibliotecas públicas, sendo a falta de contadores de histórias qualificados na Língua Brasileira de Sinais um dos principais motivos. Por fim são elencadas sugestões para auxiliar na melhoria do atendimento das bibliotecas públicas em relação ao público infantil surdo.
Abstract Exploratory studythat examines the availability of the activity of storytelling for deafchildren in public libraries located in Porto Alegre. The theoretical bases discusses one ofthe public libraries' missions, which is to base their services on equal accessfor all. Presents the deaf through a brief history of their struggles and achievementsfor more space in society. Moreover, it presents the issue of storytelling,with arguments about the importance of this activity for child development. Theinterview was used as the instrument of data collecting and was applied to thechief librarians of the libraries participating in the survey. The dataanalysis finds, among other things, that storytelling is not offered for deafchildren in public libraries, and that the lack of skilled storytellers inBrazilian sign Language is one of the main reasons. Finally, suggestions arelisted to assist in improving the service offered in public libraries to deaf children.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37470
Arquivos Descrição Formato
000819833.pdf (253.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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