Repositório Digital

A- A A+

Publicidade e transporte : as práticas publicitárias no setor de transportes de cargas

.

Publicidade e transporte : as práticas publicitárias no setor de transportes de cargas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Publicidade e transporte : as práticas publicitárias no setor de transportes de cargas
Autor Oliveira, Renan Kovalczuk de
Orientador Baldissera, Rudimar
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Comunicação organizacional
Publicidade
Transporte rodoviário de cargas
[en] Advertising
[en] Cargo
[en] Freight
[en] Logistics
[en] Marketing
Resumo Este estudo analisa como as organizações de logística e transportes percebem e utilizam a publicidade para comunicar seus serviços. Para isso são pesquisadas, especificamente, as empresas de transportes rodoviários atuantes no Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho de conclusão é, a partir de uma pesquisa exploratória, entender que práticas publicitárias essas organizações estão empregando, assim como entender qual a compreensão que os gestores dessas empresas têm a respeito de publicidade e a importância que lhes dão, verificando a preferência por certas práticas de comunicação. A partir da revisão bibliográfica, reflete-se sobre os conceitos de comunicação organizacional, logística, transporte, marketing e publicidade. Por fim apresenta-se a pesquisa de campo realizada com uma amostra de empresas do setor de transportes. Como principal resultado temse um balanço das opiniões dos gestores e da comunicação publicitária que empregam em suas empresas.
Abstract This study examines how logistics and transport’s organizations perceive and use advertising to communicate its services, it searches specifically for road transport companies or freight companies operating in Rio Grande do Sul. The objective of this work is, from an exploratory research, understand advertising practices these organizations are using, as well as understand what the comprehension that the managers of these companies have about advertising and the importance they give them, checking the preference for certain advertising practices. From the literature review, it reflect about the concepts: organizational communication, logistics, shipping and transportation, marketing and advertising. Finally the study shows the field research builded with a part of the sample of companies in the transportation sector. The main result is a balance of the views of managers and advertising they use in their businesses.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37479
Arquivos Descrição Formato
000820296.pdf (565.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.