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Comunicação e consumo : mercados da Cidade Baixa : um estudo sobre relacções comunicacionais

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Comunicação e consumo : mercados da Cidade Baixa : um estudo sobre relacções comunicacionais

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Título Comunicação e consumo : mercados da Cidade Baixa : um estudo sobre relacções comunicacionais
Autor Dedavid, Daniel Aguiar
Orientador Morigi, Valdir Jose
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Cidade Baixa (Porto Alegre, RS)
Consumo : Aspectos sociais
Pequena empresa
[en] Cidade Baixa
[en] Communication
[en] Consumption
[en] Local mini-markets
[en] Porto Alegre
Resumo O estudo propõe-se a investigar as relações comunicacionais estabelecidas em pequenos mercados do bairro Cidade Baixa, na cidade de Porto Alegre. Foram realizadas entrevistas e observações de inspiração etnográfica em 2 dos 14 mini-mercados mapeados no bairro. Frequentados por grande parcela da população local, oferecem produtos alimentícios, bebidas, bens de higiene e limpeza. A pesquisa busca lançar luz sobre essas pequenas empresas, focando no que há de imaterial nas relações de consumo que ali se realizam. O trabalho justifica-se pela escassez de estudos sobre pequenos mercados, pela maciça presença dessas lojas no espaço eleito para a pesquisa e pela coexistência peculiar dessas empresas com supermercados. Os resultados da pesquisa evidenciaram relações comunicacionais alheias às mídias e às técnicas profissionais consolidadas na área da comunicação.
Abstract This research proposes to investigate the communication relationships established in small markets located in the Cidade Baixa neighborhood, in Porto Alegre, Brazil. Interviews and observations inspired in the ethnographic method have been made in 2 of the 14 mini-markets located in the neighborhood. They are attended by large portion of the population, offering food, beverage, toiletries and cleaning goods. The research intends to shed light on these small businesses focusing on immaterial aspects that are part of the consumption process that takes place in there. The work is justified by the lack of studies of small markets, by the massive presence of these stores within the elected area and by the peculiar coexistence of these businesses with supermarkets. The research outcomes evidenced communication relationships extraneous to consolidated medias and to professional expertise within the Communication field.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37487
Arquivos Descrição Formato
000820350.pdf (4.306Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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