Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZago, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorTurbiani, Caio Rozemboim Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-14T01:20:36Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37489pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a construção do capital social através do site de redes sociais do Couchsurfing. O site é dedicado ao intercâmbio de hospitalidade e oferece aos seus membros a possibilidade de se hospedarem, uns na casa dos outros, de forma gratuita, ao redor do mundo. O objetivo desta pesquisa é analisar a construção do capital social através das interações no site de redes sociais Couchsurfing. Para isso, primeiramente, é apresentada a fundamentação teórica ligada ao tema, inicialmente tratando sobre interações e seus diferentes conceitos ao longo do tempo, para, posteriormente, relacionar essas ideias às discussões sobre internet, redes sociais online e capital social. A metodologia usada para compreender o fenômeno empiricamente, em uma pesquisa exploratória e quantitativa, envolve a observação simples e participante da dinâmica do site e das interações entre os membros dentro e fora deste ambiente, além da aplicação de um questionário online. É possível verificar que existem valores como confiança, identificação, reputação e conexão ligados à construção de capital social nas interações entre os membros do Couchsurfing.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims at analyzing how the social capital is built through the online social network Couchsurfing. The web site is focused in hospitality exchange and offers its members the chance of host and being host without any charge around the world. The main focus of this study is to analyse the building of the social capital in the interactions that happen online, on the social network website, and offline in the events and in the weekly meetings. Taking such kinds of interactions, online social networks and the social capital into consideration was essential to understand that trustworthiness and reciprocity are at the core of the building of the social capital in the interactions among the members of the Couchsurfing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial networken
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInterneten
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectSocial tiesen
dc.subjectSocial capitalen
dc.titleA construção do capital social nas interações através do site de redes sociais Couchsurfingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.identifier.nrb000820356pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples