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Qual o comportamento da consumidora da classe C no varejo de moda?

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Qual o comportamento da consumidora da classe C no varejo de moda?

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Título Qual o comportamento da consumidora da classe C no varejo de moda?
Autor Teixeira, Amanda Mascarello
Orientador Machado, Maria Berenice da Costa
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Comportamento do consumidor
Lojas Renner.
Mulher
[en] Class C
[en] Consumer behavior
[en] Consumption
[en] Department stores
[en] Lojas Renner
[en] Retail trade
[en] Woman
Resumo O presente estudo aborda o comportamento das consumidoras da classe C frequentadoras da Lojas Renner, com o objetivo de inferir o estilo atual destas clientes. Para realização da pesquisa, primeiramente apresentamos o referencial teórico sobre o consumo e sua função social, o comportamento do consumidor e a mulher como consumidora. Posteriormente, compreendemos o lugar de consumo – as lojas de departamento – apresentando as principais concorrentes e a Lojas Renner. Após verificação do universo Renner, passamos para etapa empírica, realizamos um grupo focal e quatro observações participantes – um total de nove informantes – a fim de encontrar questões em comum entre as clientes inferindo assim o estilo. Dentre as principais conclusões vemos que a relação custo/benefício é presente com a priorização da qualidade e o consumo exerce função de inclusão neste estrato social.
Abstract This study is about the behavior of Class C consumers attending Lojas Renner stores, in order to infer the current style of these customers. For the research, we initially present the theoretical framework on consumption and its social function, consumer behavior and the woman as a consumer. Later, we understand the consumption environment - department stores - presenting the main competitors and Lojas Renner. After verification of the Renner universe, we move to the empirical step, conducting a focus group and four participant observations - a total of nine informants - to find common issues between the clients and then inferring style. Among the key findings we see that the cost / benefit ratio is present with the prioritization of quality and the function social of consumption, in this group.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37492
Arquivos Descrição Formato
000820373.pdf (1.304Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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