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A paixão por um time de futebol : marcas que tocam os corações brasileiros e ingleses

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A paixão por um time de futebol : marcas que tocam os corações brasileiros e ingleses

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Título A paixão por um time de futebol : marcas que tocam os corações brasileiros e ingleses
Autor Cantergi, Ricardo
Orientador Machado, Maria Berenice da Costa
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Futebol
Marca
[en] Arsenal
[en] Brands
[en] Football
[en] Grêmio
[en] Passion
Resumo O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Sua popularidade se deve, principalmente, à facilidade para jogá-lo, pois são necessários somente a bola e quaisquer objetos que demarquem os gols. Em diversos países essa popularidade se transforma em paixão pelo esporte e pelos clubes. Inclusive, ultrapassa os limites do campo de jogo e chega à televisão, à internet, à roda de bar. As mídias têm função importante na propagação dessa paixão e na transformação dos clubes esportivos em negócios que trazem receitas alternativas para as agremiações. As marcas são a síntese do processo que inclui publicidade no uniforme do time, parcerias entre a equipe e empresas terceiras que investem para exibir as suas marcas nos estádios, via transmissões televisivas, ou através da associação à marca do clube. Esta monografia tem como objetivo principal inferir sobre os limites de investimento pessoal e material de um torcedor apaixonado por um clube de futebol. Partimos de uma revisão bibliográfica sobre o Arsenal, da Inglaterra, e o Grêmio, do Brasil, dos conceitos de futebol, paixão e marcas, para buscar a diferença entre paixão e amor por um time de futebol e assim poder refletir sobre as relações entre futebol, paixão e marcas.
Abstract Football is one of the most practiced sports in the world. Its popularity is due to, mainly, the ease to play it, since only a ball and any other objects to delimit the goals are necessary. In many countries this popularity is transformed into passion for the sport and for the clubs. Also, it transcends the limits of the football field and reaches the television, the internet and bars. The media has an important role spreading this passion and transforming sports clubs into alternative income business. The brands are the summary of this process which includes the team’s uniform publicity, partnerships between clubs and third undertakings which invest to show their brands on stadiums, through broadcastings, or their association to the club’s brand . This paper’s main objective is to infer about the personal and material investment limits of a passionate football fan. We start with a bibliographic review about Arsenal, from England, and Grêmio, from Brazil, about the concepts of football, passion and brands, in order to seek the difference between passion and love for a football team and thus reflect about the relations among football, passion and brands.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37497
Arquivos Descrição Formato
000820287.pdf (739.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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