Repositório Digital

A- A A+

Arranjos familiares de idosos residentes na área de atuação de uma estratégia de saúde da família de Porto Alegre-RS

.

Arranjos familiares de idosos residentes na área de atuação de uma estratégia de saúde da família de Porto Alegre-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arranjos familiares de idosos residentes na área de atuação de uma estratégia de saúde da família de Porto Alegre-RS
Autor Almeida, Janaína Pereira de
Orientador Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Atenção primária à saúde
Relação entre gerações
Saúde do idoso : Porto Alegre (RS)
Resumo O arranjo familiar de idoso é quando o idoso é o chefe ou cônjuge. Já a família com idoso é onde o idoso vive na condição de parente do chefe ou do cônjuge. O objetivo do presente estudo foi analisar os arranjos familiares de e com idosos residentes na área de atuação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Divisa do município de Porto Alegre/RS. Trata-se de um Survey com uma amostra intencional e estratificada por sexo e idade, da qual participaram 60 idosos com 60 anos ou mais, pertencentes à área de atuação da ESF Divisa. As informações foram coletadas nas residências dos participantes por meio de um instrumento formulado para a pesquisa. Utilizou-se o programa Statistical Package For the Social Sciences, versão 18.0 para análise dos dados. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretária Municipal da Saúde de Porto Alegre. Os participantes assinaram o termo de consentimento em duas vias. Identificou-se que na região havia o predomínio de idosas, na faixa etária mais jovem. Na amostra estudada 58,3% eram casados, 85% das famílias eram de idosos e 90% dos idosos realizavam suas atividades com independência, provavelmente por pertencerem a um grupo etário mais jovem. Diferentemente de outros estudos, muitas famílias estudadas eram compostas apenas pelos idosos e seus netos. Acredita-se que este estudo possa contribuir no conhecimento da realidade das famílias de e com idosos e suas relações, e auxiliar na compreensão de como a população idosa está inserida e qual o seu papel dentro da família, apoiando a atuação dos profissionais da ESF e a construção de políticas locais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37528
Arquivos Descrição Formato
000822588.pdf (1.295Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.