Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorMazzarollo, Fabianapt_BR
dc.date.accessioned2012-03-16T01:19:50Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37540pt_BR
dc.description.abstractDiscursa sobre a promoção de serviços bibliotecários prestados para usuários como uma alternativa para atrair e reter o interesse da comunidade. Conhece a promoção de serviços nas cinco bibliotecas públicas municipais cujos municípios destacam-se cultural e socioeconomicamente no Estado do Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim e Porto Alegre). Aborda, no referencial teórico, aspectos pertinentes à biblioteca pública, marketing, marketing de serviços e promoção de serviços em bibliotecas. Realiza uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, nas bibliotecas públicas dos municípios selecionados. Utiliza a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Coleta os dados obtidos por meio de entrevistas face a face com as cinco bibliotecárias responsáveis pelas bibliotecas pesquisadas. Apresenta e analisa as informações coletadas nas entrevistas a respeito dos serviços prestados para usuários das respectivas bibliotecas, das atividades e instrumentos promocionais utilizados e da antecipação e dificuldade das bibliotecárias em promover. Constata que três bibliotecas pesquisadas promovem consistentemente, enquanto duas promovem timidamente. Conclui que a promoção de serviços é uma alternativa viável para tornar conhecidos os serviços prestados pela biblioteca pública e para garantir a sua sobrevivência.pt_BR
dc.description.abstractIt concerns the promotion of library service provided to users as a way to attract and retain the interest of the community. It makes known the service promotion in the five municipal public libraries whose municipalities stand out cultural and sócioeconomically in the State of Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim e Porto Alegre). It covers, in the theoretical reference, topics pertaining to public library, marketing, services marketing and service promotion in libraries. It performs an exploratory research, with a qualitative approach, at the public libraries of the selected municipalities. It uses the semi-structured interview as data collection instrument. It collects data by means of face to face interviews with the five librarians responsible for the researched public libraries. It presents and analyses the information obtained in the interviews about services provided to users of the respective libraries, promotional activities and instruments used and the anticipation and difficulties of librarians to promote. Finds that three of the researched libraries promotes consistently, whereas two of them promotes shyly. It concludes that the service promotion is a viable way to make known the services provided by the public library and ensure its survival.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectPublic libraryen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectLibrary serviceen
dc.subjectServiços bibliotecáriospt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectService promotionen
dc.titlePromover é sobreviver : a promoção dos serviços bibliotecários em bibliotecas públicas municipais no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000819875pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples