Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Geraldo Ribaspt_BR
dc.contributor.authorHoppen, Natascha Helena Franzpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-16T01:19:51Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37541pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aborda a leitura literária do adolescente e emprega um estudo de caso para verificar possíveis interesses em literatura do jovem contemporâneo. No referencial teórico discorre sobre os temas da leitura não-instrumental, literatura para jovens, adolescência, subjetividade e comportamento e necessidades informacionais do adolescente. Como métodos de coleta de dados utiliza um grupo focal, realizado com cinco jovens de uma escola pública de Porto Alegre, Rio Grande do Sul; duas entrevistas com especialistas no assunto, bibliotecárias cujo exercício profissional envolve o público jovem; e pesquisa bibliográfica sobre os tópicos mais importantes levantados no grupo focal. Pondera sobre os fatores que podem influenciar os gostos em literatura, como o contexto social e a geração do leitor, ressaltando, no entanto, que não há padrões possíveis. Fala também sobre a atual literatura juvenil, leitura literária na web, leitura versus a internet e cinema e a censura a livros de ficção. Conclui que o adolescente necessita, primordialmente, se identificar com o que lê, visto que se encontra numa fase de construção e busca da própria identidade. Acorda que a leitura literária, quando provida de real interesse e assim capaz de produzir sentido para o leitor, constitui-se num ato essencialmente subjetivo, de encontro com a subjetividade pessoal e, portanto, especialmente benéfico para o sujeito em formação.pt_BR
dc.description.abstractThe study deals with adolescent literature reading nowadays. It uses a case study to verify possible literature interests of the contemporary adolescent. It discourses about non-instrumental reading, young-adult fiction, adolescence, subjectivity and adolescent’s information behavior and needs. As data collecting methods it employs the focus group methodology that was applied in a public school in Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brazil), and included five teenagers; two interviews were also conducted with specialists (librarians who work with young public); a bibliographic research was also conducted about the most important topics that came up in the focus group. It ponders on influential factors that may interfere in the literature interests, as social context and the reader’s generation, although there are no possible standards. The study also discusses the modern young-adult fiction, literature reading on the web, reading versus internet and cinema, and fictional books censorship. It concludes that adolescents need to identify with what they read, since they are at a stage of construction of their own identity. The reading of literature, when of real interest, is capable of making sense to the reader, and constitutes an essentially subjective act, providing an encounter with the reader’s own subjectivity and, because of all that, is especially beneficial for the character in formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subjectLiterary readingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectYoung-adult literatureen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectLiterary preferencesen
dc.titleO adolescente contemporâneo e seus interesses literáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBonotto, Martha Eddy Krummenauer Klingpt_BR
dc.identifier.nrb000819876pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples