Repositório Digital

A- A A+

Revista Em Questão : características, perfil e tendências da autoria

.

Revista Em Questão : características, perfil e tendências da autoria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Revista Em Questão : características, perfil e tendências da autoria
Autor Araújo, Gabriela Klemberg
Orientador Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Bibliometria
Em Questão (Revista)
Periódico científico
[es] Autoria
[es] Bibliometria
[es] Co–autoria
[es] Em Questão
[es] Revista Científica
Resumo Analisa as características e as tendências da autoria dos trabalhos publicados no periódico Em Questão no período de 2003 a 2010. Este estudo exploratório tem abordagem quantitativa e tratamento bibliométrico. O seu corpus textual é composto por 190 artigos, publicados em 17 edições, em formato eletrônico. A coleta dos dados foi realizada diretamente na página oficial da Revista na Internet e complementada pelo Currículo Lattes (CNPq) dos autores. Os resultados mostraram que o perfil da autoria está caracterizado pela predominância quanto: ao gênero feminino; à filiação acadêmica e à titulação de doutor. Os autores, na sua maioria são formados e atuam na área da Comunicação. A maioria dos doutores e pós-doutores são formados no Brasil. A modalidade de autoria predominante é a única. Na autoria múltipla, a parceria de destaque é a de dois autores. A grande parte da autoria conjunta é do gênero feminino e a relação que mais se evidencia na colaboração é a de professor-aluno. A instituição que tem mais trabalhos publicados é a UFRGS, e o autor mais produtivo Dr. Valdir José Morigi. Evidenciou-se a insuficiência de padronização quanto às informações dos autores disponibilizados pela Revista. Conclui-se que este tipo de estudo é válido, visto que os periódicos podem representar o estágio de desenvolvimento de uma determinada área do conhecimento e ao estudá-los é possível conhecer os envolvidos no processo de comunicação científica e o seu comportamento.
Resumen Esta investigación trata de um estudio de autoria, en el ámbito de la comunicación científica que analisa las características y las tendencias de autoria de lo trabajos publicados en la Revista Em Questão en el período de 2003 a 2010. Este estudio exploratório posee abordage cuantitativo y tratamiento bibliométrico. Su corpus textual está compuesto por 190 artículos, publicados en 17 ediciones, en formato electrónico. La colecta de los datos fue realizada directamente en la página oficial de la Revista en Internet y complementados por el Currículo Lattes (CNPq) de los autores. Los resultados mostraron que el perfil de autoria está caracterizado por la predominancia cuanto: al género femenino; a La filiación académica y a la titulación de doctor. Los autores, en su mayoria son graduados y actuan en el campo de la comunicación. La mayoria de los doctores y pós-doctores son formados en Brasil. La modalidad de autoria predominante es la única. En la autoria múltipla, la parceria de destaque es de dos autores. La mayor parte de la autoria conjunta es del gênero femenino y la relación que es más evidente es la de profesor-alumno. La institución que más trabajos publicó fue la UFRGS, y el autor más productivo Valdir José Morigi. Se evidencio la insuficiencia de padrones en lo que se refiere a las informaciones de los autores disponibilizados por la Revista. Se concluye que este tipo de estudio es válido visto que las revistas pueden representar el nivel de desarrollo de un determinado campo del conocimiento y, al estudiarlos se pueden conocer los participantes del proceso de comunicación científica y su comportamiento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37542
Arquivos Descrição Formato
000819880.pdf (1.132Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.