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Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais

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Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais

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Título Webmarketing nas bibliotecas públicas estaduais brasileiras : a utilização das redes sociais virtuais
Autor Vargas, Mariana Dornelles
Orientador Rozados, Helen Beatriz Frota
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca pública
Marketing online
Redes sociais
[en] Public library
[en] Social networks
[en] Webmarketing
Resumo Trata do Webmarketing, através das redes sociais virtuais, aplicado às bibliotecas. Tem como objetivo verificar como as bibliotecas públicas estaduais brasileiras se utilizam das redes sociais e das comunidades virtuais para realizar suas ações de Marketing. O estudo é do tipo descritivo e possui abordagem qualitativa. Baseia-se em referencial teórico sobre a Web 2.0, Webmarketing, redes sociais, Marketing de Relacionamento, Marketing Viral e bibliotecas públicas. Utiliza como instrumento de coleta de dados o questionário disponibilizado através da Internet e aplicado às bibliotecas públicas estaduais. Coleta dados referentes ao número de bibliotecas que utilizam as redes sociais, sobre as redes sociais utilizadas, a respeito dos usos dados às redes sociais e sobre as ações realizadas pelas bibliotecas através das redes sociais consideradas pelas mesmas como ações de Marketing. Verifica que as bibliotecas públicas utilizam as redes sociais para realizar ações principalmente de divulgação da biblioteca e de comunicação com os usuários. Conclui que é através destas ações que as bibliotecas públicas estaduais realizam o Webmarketing através das redes sociais virtuais.
Abstract This work addresses the Webmarketing through social networking applied to libraries. Its objective is verify how Brazilian public state libraries use the social networks and virtual communities for their Marketing actions. It’s a descriptive study, with qualitative approach. It’s based on theory about Web 2.0, Webmarketing, social networks, Relationship Marketing, Viral Marketing and public libraries. Uses as instrument of data collect, the questionnaire available on the Internet and applied to public state libraries. Collects data regarding the number of libraries that use social networks, regarding the social networks used, about the uses of the social networks and actions realized by libraries through the social networks considered by they as marketing actions. Notes that public libraries use social networks to perform actions primarily for the divulgation and communication with library users. Concludes that it is through these actions that the public state libraries perform the Webmarketing through social networks.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37555
Arquivos Descrição Formato
000819852.pdf (1.218Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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