Repositório Digital

A- A A+

O papel das relações públicas no contexto do turismo : descobrindo a cidade de Porto Alegre

.

O papel das relações públicas no contexto do turismo : descobrindo a cidade de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel das relações públicas no contexto do turismo : descobrindo a cidade de Porto Alegre
Autor Nolde, Daiane Munhoz
Orientador Pereira, Ana Cristina Cypriano
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Porto Alegre (RS)
Relações públicas
Turismo
[en] Porto Alegre
[en] Public relations
[en] Tourism
Resumo O trabalho estuda o papel das Relações Públicas no âmbito do turismo, em que se apresenta o caso de Porto Alegre e das ações da Secretaria Municipal de Turismo da cidade. Considerando que o Turismo é um fênomeno que se insere no contexto da globalização, em que a promoção de destinos a nível internacional se torna um aspecto relevante para o desenvolvimento turístico local, levanta-se que o trabalho do Setor de Relações Internacionais da Secretaria de Turismo é característica de destaque para a projeção da imagem de Porto Alegre em outros países. O estudo traz a importância do site da Secretaria Municipal de Turismo e busca analisá-lo a partir de três categorias como o conteúdo, qualidade de conteúdo e design, pois se trata de uma ferramenta essencial para impulsionar a promoção turística da capital gaúcha. Então, o trabalho mostra a potencialidade do profissional de Relações Públicas como construtor e mediador de relacionamentos entre os públicos de diferentes partes do mundo e por meio de ferramentas de comunicação digital como a internet. Assim, a investigação levanta o trabalho realizado em Porto Alegre e apresenta a necessidade de se entender que as Relações Públicas são indispensáveis para o contexto do turismo contemporâneo.
Abstract The dissertation presents the role of Public Relations in the tourism industry, wich presents the case of Porto Alegre and the actions of the Municipal Tourism Office of the city. Considering that tourism is a phenomenon that is in the context of globalization, the promotion of international destinations it becomes an important issue for the local tourism development, arises that the work of the Department of International Relations from the Municipal Tourism Office is especially characteristic of the projection image of Porto Alegre abroad. The study shows the importance of the site of the Municipal Tourism and seeks to analyse it from three categories such as content, quality content and design, because it is an essential tool to boost tourism promotion of the state capital. Then, the dissertation shows the potentiality of Public Relations as a builder and mediator of relationships between persons from every part of the world and using tools of digital communication like the internet. Thus, the investigation raises the work done in Porto Alegre and presents the need to understand that Public Relations are essential to the context of contemporary tourism.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37560
Arquivos Descrição Formato
000822559.pdf (2.506Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.