Repositório Digital

A- A A+

A qualidade nos metadados da revista Em Questão : análise das recomendações do Dublin Core

.

A qualidade nos metadados da revista Em Questão : análise das recomendações do Dublin Core

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A qualidade nos metadados da revista Em Questão : análise das recomendações do Dublin Core
Autor Bentancourt, Silvia Maria Puentes
Orientador Rocha, Rafael Port da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Em Questão (Revista)
Metadados
[es] Calidad de datos
[es] Dublin core metadata iniciative (DCMI)
[es] Metadatos
[es] Revista Em Questão
Resumo O estudo dos metadados da Revista Em Questão investiga a qualidade dos mesmos pelo levantamento da não conformidade com as recomendações do Dublin Core Metadata Iniciative sob a ótica das categorias da qualidade. Aborda as mudanças ocorridas no campo das Ciências da Informação pelas transformações tecnológicas, o uso de Repositórios Institucionais e Revistas Eletrônicas para a comunicação científica e o papel dos metadados na visibilidade das pesquisas científicas e o acesso e uso das suas informações. Estuda o padrão de metadados Dublin Core Metadata Iniciative (DCMI), suas instruções e recomendações. Apresenta as dimensões da qualidade de dados, sejam inerentes aos dados, dependentes do sistema ou ambas; e suas categorias: Intrínseca, Acessibilidade, Contextual e Representacional. Para a pesquisa foram colhidos os metadados da Revista pelo ambiente FABRICO e analisados tal qual se apresentavam segundo as não conformidades do tipo: dados faltando, dados incorretos, dados confusos, dados insuficientes. Os resultados são apresentados por elemento do DCMI, em tabelas, junto aos índices fornecidos pelo FABRICO. Eles evidenciaram deficiências na política de metadados da Revista uma vez que não há padronização na adoção do DCMI, nem quanto à definição do elemento nem na instrução de uso. Foram vistos metadados com registros faltando, ambíguos e com incoerências no tratamento ao longo do tempo. Recomenda-se o estabelecimento de política de metadados alinhada com a estratégia da Revista para tornar seu conteúdo visível, acessível e pronto para uso.
Resumen El estudio de los metadatos de la Revista Em Questão investiga la calidad de los mismos por el apunte de la no conformidad con las recomendaciones de el Dublin Core Metadata Iniciative (DCMI) bajo la óptica de las categorias de la calidad. Aborda los cambios ocurridos en el campo de las Ciencias de la Información por las transformaciones tecnológicos, el uso de Repositórios Institucionales y Revistas Electrónicas para la comunicación científica y el papel de los metadatos en la visibilidad de las investigaciones científicas y el acceso y uso de sus informaciones. Estudia el padrón de metadatos Dublin Core Metadata Iniciative (DCMI), sus instrucciones y recomendaciones. Presenta las dimensiones de la calidad de datos, sean inherentes a los datos, dependientes del sistema o ambos, y sus categorias: Intrínseca, Accesibilidad, Contextual y Representacional. Para el estúdio fueron colectados los metadatos de la Revista por el ambiente FABRICO. Ellos evidenciaron deficiencias en la política de metadatos de la Revista una vez que no hay estandarización en la adopción de el DCMI, ni respecto a la definición de los elementos ni en la instrucción de uso. Fueron vistos metadatos con registros faltando, ambíguos y con incoherencias en el tratamiento a lo largo de el tiempo. Se recomienda establecer una política de metadatos alineada con la estratégia de la Revista para tornar su contenido visible, accesible y pronto para uso.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37564
Arquivos Descrição Formato
000819956.pdf (1.161Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.