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A mulher do Pasquim : representação feminina em suas tirinhas, charges e cartuns

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A mulher do Pasquim : representação feminina em suas tirinhas, charges e cartuns

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Título A mulher do Pasquim : representação feminina em suas tirinhas, charges e cartuns
Autor Carneiro, Vivian Gabriela Damasceno
Orientador Oliveira, Lizete Dias de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto História em quadrinhos
O Pasquim (Jornal)
Representação do feminino
[en] Alternative press
[en] Comics
[en] Content analysis
[en] Dictatorship
[en] Female representation
Resumo O presente trabalho analisa a representação feminina nas histórias em quadrinhos (HQs), tirinhas, charges e cartuns do jornal O Pasquim. Importante meio de comunicação de massa, disseminadoras de informações e idéias, as HQs, da forma como se conhece hoje, nasceram em um jornal norte-americano em 1895. Sofreram adaptações e evoluíram ao longo de sua trajetória. As décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pela eclosão de diversos movimentos sociais e culturais ao redor do mundo, como o feminismo, que é salientado neste estudo. No cenário brasileiro viase a instauração de uma ditadura militar, arbitrária e autoritária. Sob o domínio da censura, a imprensa agonizava amordaçada, foi dessa forma que surgiu a chamada imprensa alternativa, nanica ou underground. Nesse meio surge o Pasquim, jornal de proposta libertária e “sem papas na língua”. Famoso pelo teor cômico despendido nas entrevistas, reportagens e HQs, foi um dos poucos periódicos sobreviventes à censura política. Tinha em seu encalço uma legião de ávidos leitores, formada inclusive por artistas da época. As edições do jornal, referentes aos anos de 1969- 1970, 1984-1985, e 1988-1989 foram fotografadas formando o corpus do estudo. A análise destas imagens seguiu critérios da técnica de pesquisa Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Através da análise de frequência, aplicada aos fatores observados nas imagens, obteve-se como resultado o destaque de três representações femininas estereotipadas: a boazuda, a esposa e a vovó.
Abstract This paper examines the representation of women in comics, comic strips, cartoons and newspaper cartoons from Pasquim. Important means of mass communication, disseminators of information and ideas, comics, the way we know today were born in a U.S. newspaper in 1895. Have been adapted and evolved throughout his trajectory. The 1960s and 1970s were marked by the emergence of various social and cultural movements around the world, such as feminism, which is emphasized in this study. In the brazilian scenario could see the establishment of a military dictatorship, arbitrary and authoritarian. Under the rule of censorship, the press muzzled dying, that's how the so-called alternative press emerged, midget or underground. In between comes the Pasquim, and libertarian newspaper proposed "outspoken." famous for comedic content spent on interviews, articles and comics, was one of the few journals that survived the political censorship. He was on his heels a legion of avid readers, made even by artists of the time. The issues of the journal, for the years 1969-1970, 1984-1985, and 1988-1989 were photographed forming the corpus of the study. The analysis of these images followed the criteria of technical research Content Analysis of Laurence Bardin. By analyzing the frequency applied to the factors observed in images obtained as a result the highlight of three representations of women: a hot woman, wife and grandmother.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37565
Arquivos Descrição Formato
000819960.pdf (3.477Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000819960.zip (575.6Mb) Anexos Arquivo ZIP Visualizar/abrir

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