Repositório Digital

A- A A+

O julgamento do caso Isabella Nardoni no programa Brasil Urgente

.

O julgamento do caso Isabella Nardoni no programa Brasil Urgente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O julgamento do caso Isabella Nardoni no programa Brasil Urgente
Autor Finatto Júnior, Paulo Rogério
Orientador Benetti, Márcia
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Brasil Urgente (Programa de televisão)
Jornalismo popular
Telejornalismo
Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar como o telejornal policial Brasil Urgente construiu a representação dos personagens centrais do caso Isabella Nardoni durante a cobertura do julgamento do casal Nardoni, em março de 2010. Com o suporte metodológico da Análise do Discurso, procuramos estabelecer os sentidos criados em torno de cada uma das figuras envolvidas. O corpus utilizado consistiu em 372 sequências discursivas correspondentes a seis diferentes edições do programa. A abordagem do telejornalismo, principalmente a determinada por Bucci (1997) e por Wolton (2007) é o nosso referencial teórico para entender como a TV pode ser definida como um ambiente de troca, sobretudo considerando os novos limites proporcionados pelo jornalismo-espetáculo e pelo jornalismo popular. A análise mostrou que o discurso do programa Brasil Urgente foi construído em torno de dois núcleos centrais de sentido: o “Bem” e o “Mal”. A representação do “Bem” é moldada pelos sentidos da Vítima (a menina), da Mártir (a mãe) e do Herói (o promotor). A representação do “Mal” é sustentada pela imagem do Filicida (o pai), da Madrasta Má (a mulher do pai) e do Mau Caráter (o advogado de defesa).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37583
Arquivos Descrição Formato
000822310.pdf (666.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.