Repositório Digital

A- A A+

Influência da clorexidina na preservação da camada híbrida : uma revisão sistemática da literatura

.

Influência da clorexidina na preservação da camada híbrida : uma revisão sistemática da literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Influência da clorexidina na preservação da camada híbrida : uma revisão sistemática da literatura
Autor Rodrigues, Stefani Becker
Orientador Araujo, Fernando Borba de
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Assunto Clorexidina
Dentina
Materiais odontologicos : Avaliacao
[en] Chlorhexidine
[en] Dentin
[en] Dentin-bonding agents
[en] Matrix metalloproteinases
Resumo A presente revisão sistemática da literatura testou a hipótese que a aplicação da clorexidina sobre a dentina não exerce influência na resistência adesiva ao longo do tempo. As bases de dados foram PubMed, EMBASE e LILACS. Os critérios de inclusão foram estudos clínicos e laboratoriais que avaliaram longitudinalmente o uso da clorexidina sobre a dentina, após o condicionamento ácido, e que verificaram a resistência de união entre dentina/resina. Os idiomas foram o inglês, o português e o espanhol, e as publicações a partir de Janeiro de 1966 até Dezembro de 2009. Os resultados das pesquisas foram avaliados e selecionados por dois revisores. O total de artigos incluídos foi de nove. Conclui-se que a clorexidina, mesmo em baixas concentrações e com pouco tempo de aplicação, mostrou ter uma influência na diminuição da degradação da camada híbrida e assim, preservar a resistência adesiva ao longo do tempo quando utilizada como mais um passo na prática restauradora. Entretanto a diversidade dos estudos incluídos não permite a determinação de um protocolo clínico e a inclusão de mais um passo clínico parece ainda não se justificar. Mais estudos ainda deverão ser realizados, para que se possa concluir que a implementação da clorexidina, como mais um passo na prática clinica restauradora, seja benéfica ao longo do tempo, in vivo, na longevidade do procedimento restaurador adesivo e também em dentina afetada previamente por cárie.
Abstract The present systematic review tested the hypothesis that the chlorhexidine application on dentin do not present influence at adhesive bond strength during the time. PubMed (1966 to December 2009), EMBASE (1966 to December 2009) and LILACS (1966 to December 2009) were consulted. The inclusion criteria were longitudinal clinical trials and in vitro studies that applied chlorhexidine after dentin acid-etching, which assessing the dentin/adhesive bond strength. The searches attempted to identify all relevant studies in English, Spanish and Portuguese. Data were independently extracted, in duplicate, by two review authors. Nine articles were selected. The results of present review suggest that chlorhexidine, even in low concentrations and application time, showed influence to reduce hybrid layer degradation and thus preserve the adhesive bond strength during the time. More studies are needed to definitively indicate the use of chlorhexidine in dental practice to restorations in affected and non-affected dentin.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37654
Arquivos Descrição Formato
000816029.pdf (280.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.