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O Desenvolvimento de estratégias pedagógicas e o processo de internalização de alunos com deficiência intelectual

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O Desenvolvimento de estratégias pedagógicas e o processo de internalização de alunos com deficiência intelectual

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Título O Desenvolvimento de estratégias pedagógicas e o processo de internalização de alunos com deficiência intelectual
Autor Santos, Daiane Matos dos
Orientador Brabo, Gabriela Maria Barbosa
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Déficit escolar
Intelectual
Internalização
Portador de deficiência
Resumo O presente trabalho descreve a pesquisa realizada a partir da prática desenvolvida no estágio curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, junto à turma de Ciclo II da Escola de Educação Especial João de Barro – APAE de Três Cachoeiras. O estudo partiu da seguinte questão: quais estratégias pedagógicas podem ser desenvolvidas para propiciar o processo de internalização de alunos com deficiência intelectual? Para responder a essa questão, foram formulados como objetivos: compreender em que consiste o processo de internalização de conceitos em alunos com deficiência intelectual; conhecer como ocorre o processo de aprendizagem segundo a teoria sociointeracionista; analisar e estabelecer estratégias pedagógicas que facilitem o processo de internalização e memorização nesses alunos; analisar e compreender a ação mediadora do professor no referido processo. Uma vez que se compreenda o processo de internalização e memorização do aluno com necessidades educacionais especiais, o professor poderá pensar em estratégias eficazes para conduzir sua prática pedagógica. O referencial teórico que dá suporte a esta pesquisa é a abordagem sociointeracionista de Lev Semionovich Vygotsky, que parte da premissa de que a ação mediadora do professor e de colegas mais experientes é fundamental para que o aluno com deficiência intelectual se aproprie do conhecimento (o que ocorre pelo processo de internalização que, segundo o mencionado autor, seria a reconstrução interna de uma operação externa). Assim, o estudo se apoiou em conceitos vygotskyanos, como por exemplo, internalização, mediação, zona de desenvolvimento proximal, memória etc. e, principalmente, na forma particular como o autor percebia o sujeito com deficiência e seu processo de aprendizagem. A pesquisa configurou-se em qualitativa, apresentando como instrumentos metodológicos a observação participante e o diário de campo, bem como a análise de documentos utilizados durante o estágio, tais como o diário de bordo, o planejamento pedagógico, o projeto de aprendizagem, os relatórios semanais etc. Os sujeitos totalizaram em quatro alunos, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino, na faixa etária de 11 a 14 anos, todos apresentando deficiência intelectual. A partir da análise de todos esses elementos, chegou-se a várias considerações a respeito do processo de internalização e memorização do aluno com deficiência intelectual. Basicamente, constatou-se que é por meio das relações sociais que o indivíduo se constitui como membro autônomo da espécie humana, não havendo distinções entre esse aluno e os demais, senão pelo fato de ele ter um histórico de preconceito de uma sociedade voltada para as pessoas que não possuem deficiência alguma. Assim, dentre as práticas pedagógicas desenvolvidas visando à internalização, destacam-se as seguintes: adiantar-se sempre ao desenvolvimento do aluno, atuando em sua zona de desenvolvimento proximal; estimular as atividades compartilhadas, pois promovem a interação, cooperação, afetividade etc.; desenvolver atividades que sejam contextualizadas e significativas para os alunos, ou seja, realizadas dentro de suas expectativas, principalmente se utilizarem o lúdico e estimularem a curiosidade e o desejo de aprender.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/37659
Arquivos Descrição Formato
000821723.pdf (220.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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